Desde 2015 | A informação começa aqui!

Empresários do setor solar da região destacam experiência na Alemanha

Os engenheiros Eduardo Soares e Rodrigo Filadelfo, representantes da EMS Engenharia, sediada no interior de São Paulo, no município de Cerqueira César, retornaram recentemente de uma experiência única e enriquecedora na Alemanha. Durante 10 dias, eles participaram da delegação de empresários Performa Solar Experience Alemanha, onde puderam compartilhar conhecimentos, estabelecer contatos e conhecer de perto as inovações e tendências no setor de energias renováveis.

Foto: Eng. Rodrigo Filadelfo na The smarter E Europe, Alemanha.

Motivados pelo desejo de adquirir novos conhecimentos e vivenciar a prática em um país referência em energias renováveis e sustentabilidade, participaram de um grupo seleto, uma delegação composta apenas por profissionais do setor de energias renováveis do Brasil, e consideraram um privilégio fazer parte deste grupo. Ressaltaram que a troca de informações foi altamente produtiva por se tratarem de profissionais do mesmo setor. Durante a estadia na Alemanha, os empresários tiveram a oportunidade de estabelecer contatos internacionais, ampliar sua rede de networking e conhecer de perto tecnologias e inovações dos setores de energias renováveis, que em breve, acreditam eles, chegarão ao Brasil.

A programação incluiu visitas técnicas e a participação no maior evento global de energias em Munique, Alemanha, The smarter E Europe, que engloba quatro feiras: Intersolar, Power2Drive, ees e EMPower.

Foto: Eng. Eduardo Soares na The smarter E Europe, Alemanha.

Os engenheiros Eduardo Soares e Rodrigo Filadelfo destacaram uma das principais diferenças entre o setor solar no Brasil e na Alemanha: a consolidação da energia solar fotovoltaica no país europeu. Os empresários destacam que, na Alemanha, tanto os governos municipais, estaduais quanto federais, assim como a população em geral, possuem um entendimento claro dos benefícios de investir em fontes renováveis de energia. No entanto, eles ressaltam que o Brasil ainda enfrenta desafios significativos nesse sentido.

Foto: Eduardo Soares, CEO da EMS Engenharia sobre os telhados da Messe München

Para Eduardo e Rodrigo, superar esses desafios é essencial para o avanço do setor de energia solar fotovoltaica no Brasil, permitindo que mais pessoas tenham acesso à geração de energia limpa e contribuam para a sustentabilidade do planeta. Eles destacam a importância de políticas públicas mais efetivas, como a implementação de incentivos fiscais mais atrativos e linhas de financiamento compatíveis com a geração de energia limpa e renovável; além disso, eles observam a ausência de campanhas publicitárias educativas que promovam a conscientização sobre a relevância das energias renováveis na mitigação dos impactos ambientais gerados pelos gases de efeito estufa e na construção de um futuro sustentável.

Foto: Eduardo Soares, CEO da EMS Engenharia e o guia Fabian Flade da Solarenergieförderverein Bayern e. V.

Eduardo Soares, CEO da EMS Engenharia, destacou ainda a importância de compartilhar casos de sucesso vivenciados na Alemanha, como:

Eng. Eduardo Soares visitando a primeira usina solar do mundo.
  • A visita técnica no premiado município de Wildpoldsried na região de Allgäu, considerado um município 100% sustentável. O ponto de partida do município foi visionário na época: produzir energia renovável para suprir as necessidades dos seus habitantes. Através de incentivos, os habitantes puderam investir em energia solar e eólica; já a prefeitura investiu em energia solar nos edifícios públicos, iluminação pública com lâmpadas LED e rede de aquecimento local por biogás, de resíduos coletados. Wildpoldsried hoje é referência mundial. Foi uma das primeiras comunidades a receber o prêmio Gold do European Energy Award (eea)*. A primeira certificação Gold foi em 2014, a segunda em 2018! Desde então, mais de 700 grupos de delegações de todo o mundo passaram para conhecer o município.
Foto: Grupo da delegação Performa Solar Experience Alemanha guiados por Fabian Flade da Solarenergieförderverein Bayern e. V.

Para Eduardo, esses exemplos demonstram o potencial de crescimento do setor de energias renováveis no Brasil e reforçam a confiança nessas tecnologias.

“A participação na Performa Solar Experience Alemanha foi extremamente enriquecedora. Tivemos a oportunidade de estabelecer contatos com profissionais renomados, conhecer novas tecnologias e compartilhar experiências com outros empresários do setor. Acreditamos no potencial das energias renováveis no Brasil e estamos comprometidos em impulsionar o desenvolvimento sustentável por meio dos nossos serviços”, afirmou Eduardo Soares, CEO da EMS Engenharia.

Foto: Delegação visitando Wildpoldsried com apoio de Jussara Paiva, organizadora da programação na Alemanha

Sobre a EMS Engenharia

EMS Engenharia, sediada em Cerqueira César, São Paulo, é uma empresa especializada em Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica, que se destaca por oferecer soluções personalizadas no setor de energias renováveis. A empresa atende clientes no seu município sede e municípios de regiões vizinhas, oferecendo serviços de instalações de sistemas solares fotovoltaicos industriais e residenciais. Com uma equipe experiente e comprometida, a EMS Engenharia busca proporcionar aos seus clientes projetos de qualidade, integrando tecnologia de ponta e eficiência energética. A empresa é reconhecida por sua atuação no mercado e seu compromisso com o desenvolvimento sustentável.

Foto: Eng. Eduardo Soares, Paulo Pessutti organizador da delegação e outros empresários jantando no famoso biergarten de Munique, Chinesischer Turm.

Site oficial: http://emsengenharia.net.br

Crédito: Simone Horvatin, jornalista (MTB 0092611/SP) especializada nos setores ambientais e de energias, e membro, como jornalista internacional, da BDFJ Bundesverband Deutscher Fachjournalisten e.V. (Associação de Jornalistas Técnicos Profissionais da Alemanha), em contribuição para o canal de notícias AMBIENTAL MERCANTIL. Para seguir a plataforma digital de conteúdo e notícias nas redes sociais, clique neste link.

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também