29 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Secretário Estadual da Saúde participa de reunião no HC de Botucatu

Nesta terça-feira (27/6), secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva, esteve no Hospital das Clínicas de Botucatu onde participou de uma reunião com o prefeito Mário Pardini e os gestores do HC.

Mais uma vez a questão do orçamento do hospital e as unidades auxiliares estiveram no centro das discussões como também a sequência das contratações de novas equipes para reforçar as demandas diárias.

“Concluímos agora reunião no Hospital das Clínicas/Unesp com Dr. Eleuses Paiva, Secretário de Saúde do Estado de SP. Dr. Eleuses gentilmente atendeu nosso convite para conhecer as instalações do Complexo HC e, principalmente, conhecer pessoalmente as demandas do Hospital. Reunião que nos mantém mobilizados e trabalhando na direção da melhoria da assistência de um dos complexos hospitalares mais importante e resolutivos do interior do Estado de São Paulo”, informou o prefeito Mário Pardini.

ENCONTRO REGIONAL

Eleseus esteve em Botucatu após ele, a vice-presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (COSEMS) e Secretária Municipal de Saúde de Araçatuba, Carmem Silvia, e o consultor da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e coordenador do Projeto de Regionalização da Saúde, Renilson Rehem, participarem nesta terça-feira (27) da Mesa de Abertura da Oficina de Regionalização da Saúde – Macrorregional de Bauru, no município de Bauru. O Projeto de Regionalização da Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) busca reorganizar as unidades de saúde e investimentos de acordo com as necessidades e demandas de cada região.

“Não adianta só recursos se a gente não tiver gestão. E é essa discussão que vamos fazer. Nós temos que melhorar a nossa gestão e colocar recursos com eficiência, sabendo direcionar para onde nós queremos levá-los”, apontou o secretário Eleuses Paiva.

O objetivo do programa é a diminuição das desigualdades entre as regiões para aumentar a eficiência do gasto público, ampliar a oferta de serviços, fazer as filas andarem e reduzir a distância que as pessoas precisam percorrer para conseguir atendimento. Atualmente, os municípios aplicam até 40% do seu orçamento na saúde, mas, devido à falta de integração das unidades, muitas vezes o cidadão ainda não tem suas necessidades atendidas. O projeto prevê a adequação dos ambulatórios médicos de especialidades e hospitais estaduais às necessidades regionais, efetivamente descentralizando o sistema de saúde.

O Programa de Regionalização da Saúde do Estado de São Paulo conta com a parceria do Cosems-SP e o apoio da OPAS, com a qual foi assinada a Carta de Cooperação Mútua para a qualificação e fortalecimento da gestão estadual do Sistema Único de Saúde (SUS) do Estado de São Paulo. A parceria propõe buscar formas de entrosamento entre as instituições, para criar, manter e dinamizar redes permanentes entre os quadros funcionais e assegurar a cooperação entre eles.

A Oficina da Regionalização da Saúde – Macrorregional de Bauru é um evento realizado em dois dias. Nesta terça-feira (27), estão ocorrendo painéis sobre o Projeto de Regionalização, reuniões de diagnóstico da Assistência Primária a Saúde (APS) e apresentação dos problemas assistenciais e de acesso à saúde na região. Na quarta-feira (28), prosseguirão os trabalhos dos grupos para apresentar propostas e relatórios sobre as questões trabalhadas e reapresentação do cronograma de atividades do projeto. 

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes