24 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Afinal, o que querem as mulheres? O que nós queremos em pleno século XXI? – 6º artigo no mês especial

-Karina Pani Oliveira é psicóloga em Botucatu

Dia Internacional da Mulher – por Karina Pani Oliveira, psicóloga – CRP 06/82428.

O dia 8 de março foi criado para simbolizar a luta feminina por igualdade. E hoje escrevendo este texto, aquela célebre frase atribuída a Freud me veio à mente:

Afinal, o que querem as mulheres? O que nós queremos em pleno século XXI?
Conquistamos tantas coisas importantes e ainda temos mais a conquistar, mas acredito que as conquistas fundamentais sejam liberdade de desejar e escolher. Elas nos levam a não precisar mais nos submeter. Submissão essa, que ao longo dos tempos aprisionou e calou tantas mulheres, sem liberdade muitas vezes de serem e viverem como desejariam.

Não precisamos mais! Podemos dizer não, dizer chega! Mudar de ideia, de caminho, mudar a rota. Não precisamos engolir papéis que não nos cabem, que não nos representam. Podemos sonhar e realizar, construir e desconstruir, investir, sair, ficar, amar, desejar…
Mas será que todas nós sabemos que podemos?

As que não sabem precisam saber. Precisamos conversar sobre desejos, escolhas e empoderamento com outras mulheres. Dialogar com a tia, a amiga, a prima etc.
Ouvir, acolher e auxiliar no fortalecimento de outras mulheres é fundamental!

E, que não deixemos de elogiar e validar a força, as qualidades e capacidades umas das outras! Afinal, a luta por igualdade e respeito também passa por nós e entre nós. Passa pelo que queremos deixar para as meninas que estão vindo, havendo menos rivalidade, menos julgamento e mais acolhimento e apoio entre elas também.

Respondendo à questão inicial que levantei: queremos tudo! Tudo que represente o desejo e a essência de cada uma de nós. Tudo que nos caiba por escolha e não por imposição e submissão. Todos os direitos e todas as possibilidades.

Devemos isso à todas as mulheres que lutaram antes de nós por liberdade, igualdade e pelas novas mulheres que virão por aí.

Desejo à todas, muita reflexão e muitas escolhas saudáveis nos caminhos que desejarem seguir.

  • Por Karina Pani Oliveira, psicóloga – CRP 06/82428.

DESTAQUES:

https://www.facebook.com/agencia14news/posts/2592160557561922:0
Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes