28 de março de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Vigilância Ambiental realiza busca ativa de escorpiões no período noturno

Mais uma ação contra os escorpiões em Botucatu é a captura noturna desses insetos pela Vigilância Ambiental em Saúde. Pontos estratégicos de maior relevância para a espécie Tityus serrulatus (escorpião amarelo), que tem sido a espécie causadora dos acidentes graves no Estado de São Paulo, estão sendo vistoriados pelos agentes da VAS.

Os escorpiões são mais ativos durante a noite, pois é neste período que estão à procura de alimentos. A busca ativa destes aracnídeos será realizada com o auxílio de lanterna de luz negra, com raios ultravioletas, que deixam os escorpiões com uma tonalidade fluorescente.

“Quando são iluminados pelos raios ultravioletas, os escorpiões adquirem uma cor azul brilhante. Por serem criaturas noturnas, os escorpiões preferem ficar escondidos em noites muito iluminadas, então utilizamos deste artifício para fazer a captura deles”, afirma Valdinei Campanucci, Supervisor de Serviços de Saúde Ambiental e Animal.

O manejo ambiental, ou seja, tornar o ambiente impróprio para o alojamento e proliferação destes animais, ainda é a maneira mais eficaz de combater os escorpiões.

“O controle químico não é indicado, pois pode desalojá-los, fazer com que saiam do abrigo e procurem uma área não tratada com o veneno, muitas vezes no interior das edificações. Eles podem se abrigar em frestas de paredes, embaixo de caixas, material de construção, madeiras, entre outros. Também é importante manter as caixas de inspeção bem vedadas, pois estes locais são comuns para a sua principal fonte de alimento, as baratas”, finaliza Valdinei Campanucci.

(com assessoria)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes