29 de março de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Treinamento de equipes simula grande incêndio em fábrica de Botucatu

Um treinamento simulou um incêndio em 2 tanques de álcool, com vazamento e explosão, deixando 8 vítimas. O trabalho reuniu Corpo de Bombeiros, SAMU, CETESB, PM, GCM, Defesa Civil Municipal e Prefeitura Municipal, na Empresa Anidro, na manhã desta quinta-feira (20).

A simulação foi de 2 vítimas graves que apresentavam queimaduras, por causa do incêndio, classificadas na cor vermelha; 2 vítimas com traumas e que não conseguiam sair do local classificadas na cor amarela e mais 4 vítimas leves, que conseguiam se locomover e classificadas na cor verde.

“O objetivo foi integrar as equipes de socorro de nosso município, treinar para melhorar nosso atendimento e definir procedimentos e protocolos de atuações conjuntas”, disse o capitão Edson Winckler Filho, dos bombeiros de Botucatu.

Segundo ele, durante o atendimento foi aplicado a metodologia do SICOE (Sistema de Comando em Operações e Emergências), tendo no local estruturas pré-definidas como a ACV (Área de Concentração de Vítimas), Área de Espera de Viaturas, PMA (Posto Médico Avançado), PC (Posto de Comando) e houve a delimitação das áreas quente, morna e fria, além de vários princípios que foram aplicados.

A participação foi de 17 bombeiros e 4 viaturas, além das equipes do SAMU, GCM, brigada e demais unidades de atuação direita ou indireta. “É importante a área de prevenção principalmente nas empresas, com a realização de simulados, treinamentos e SIPATs. Atuação rápida de uma brigada de incêndio bem treinada faz a diferença na evolução de um sinistro em um indústria, comércio ou mesmo prédio residencial. O incêndio propaga muito rápido e se for esperar o Corpo de Bombeiros chegar para iniciar o combate pode ser que seja tarde”, frisa.

A brigada de uma empresa atua no princípio de um incêndio. No simulado, quando as viaturas chegaram a brigada já havia iniciado o resfriamento dos tanques de álcool e Gás GLP.

(Fotos: Corpo de Bombeiros e GCM)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes