25 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Sindicato dos Metalúrgicos de Botucatu defende veto do governo federal a planos de compra da Embraer pela Boeing

A possibilidade de compra da Embraer pela norte-americana Boeing, conforme noticiado pela imprensa, nesta quinta-feira (21), foi motivo de críticas. Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos de Botucatu e Região, esse ato merece todo repúdio.

De acordo com a categoria, “única fabricante brasileira de aviões e terceira maior do setor no mundo, a Embraer é estratégica para o país e não pode ser vendida para capital estrangeiro”. “Exigimos que o governo federal vete a venda e, enfim, reestatize a Embraer como forma de preservar e retomar este patrimônio nacional”, diz o sindicato. 

Na nota, o sindicato também fala que: “Ainda segundo informações divulgadas pela imprensa, a concretização das negociações depende da palavra do governo, que detém ações de classe especial (golden share) da Embraer. Isto mostra que as negociações já vêm de longo tempo, longe dos olhos da população”.

“A Embraer emprega hoje cerca de 17 mil trabalhadores no Brasil e já vinha adotando uma profunda política de desnacionalização da produção. A venda para a Boeing vai comprometer esses postos de trabalho e a própria permanência da fábrica no país”. 

“É importante relembrar que, no dia 19 de julho, o Ministério da Fazenda solicitou consulta ao Tribunal de Contas da União sobre a possibilidade de abrir mão das ações golden share da Embraer, Vale e IRB-Brasil Resseguros. Sem essas ações, o governo perde o poder de veto sobre essas empresas”. 

“No caso da Embraer, a golden share confere poder de veto em questões como venda, programas militares e acesso à tecnologia”. 

“Como representante dos trabalhadores, o Sindicato dos Metalúrgicos reafirma sua posição em favor do veto à venda da Embraer e sua reestatização”.

Por outro lado alguns economistas colocaram que a empresa poderia ter mais força no mercado internacional. O assunto deve ser debatido entre a empresa e autoridades para uma decisão.

A Embraer também é uma das principais empregadoras em Botucatu com especialização na fabricação da aviação agrícola. 

 

Curta o Facebook do Agência14News e fique por dentro das notícias de Botucatu e região: www.facebook.com/agencia14news

(do Agência14News com assessoria)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes