Nesta semana, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Raymundo Cintra, localizada no distrito de Vitoriana, foi realizada uma reunião com a presença da secretária Municipal de Educação, Edileine Fernandes (Dila), e da Dirigente Regional de Ensino, Rosilene Palugan Alves, juntamente com suas equipes pedagógicas. Na ocasião foram abordados assuntos referentes à gestão compartilhada da unidade escolar.
A escola Raymundo Cintra foi municipalizada em 2010, junto a Escola Américo Virgilio dos Santos, na Vila Santana; Francisco Guedelha, no Parque Marajoara; João Queiroz Marques, em Rubião Junior. Desde então os prédios destas escolas são utilizados por alunos e equipes de profissionais do governo municipal e estadual.
O Ensino Fundamental I, que abrange alunos do 1 º ao 5º ano passou a ser gerido pela Prefeitura de Botucatu, através da Secretaria Municipal de Educação. Já o Ensino Fundamental II, que atende alunos do 6º ao 9º ano e Ensino Médio, permaneceu sob a gestão do Governo Estadual.
De acordo com a secretária Dila, o principal objetivo da reunião é diagnosticar as dificuldades e as demandas relativas à gestão compartilhada e procurar soluções que beneficiem tanto os alunos da escola municipal quanto os do estado, possibilitando desta forma um ensino publico de melhor qualidade para ambos.
“Já há um tempo sentimos a necessidade de desenvolver, dentro do contexto atual da escola pública compartilhada, uma proposta baseada no diálogo. De fazer com que os envolvidos no processo educativo sintam-se parte do todo no que tange a participação e as tomadas de decisões no cotidiano escolar”, comenta.
“Estas reuniões terão continuidade ao longo do ano em todas as unidades compartilhadas. A próxima reunião acontece na Escola Américo, na segunda-feira, dia 20”, conclui a secretária.
Fonte: Assessoria de Imprensa/Prefeitura de Botucatu