25 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Diego Pelícia fala sobre o Brainstorming

Olá amigos do site Agência14news. No texto da coluna “Ingienare” desta semana vamos falar sobre Brainstorming! Vamos lá? Boa leitura a todos!

Brainstorming ou Tempestade de Ideias
Diego Pelícia
Especial para o Agência14News

Olá caros leitores do site Agência14news, hoje conversaremos sobre uma das ferramentas mais dinâmicas possíveis para se trabalhar em uma empresa: a técnica do Brainstorming ou Tempestade de Ideias.

Essa técnica foi criada no século XX, por Alex Osborn, e é muito utilizada nos dias atuais. Desde que foi inventada ela vem se aperfeiçoando, por mais simples que seja a sua forma de aplicação. É uma ferramenta muito utilizada em empresas que fomentam a Gestão da Qualidade (ISO 9001), como uma maneira de achar soluções criativas para a resolução de problemas, criação de novos produtos, gestão de projetos, etc.

O dinamismo dentro do Brainstorming é primordial, pois deve haver a integração dos colaboradores que formarão essa equipe, independente de cargos, desde um funcionário de chão de fábrica até um diretor.

O grupo é criado e dentro dele escolhe-se um líder, geralmente uma pessoa que tenha mais visão e capacidade para estar a frente nas reuniões e que consiga administrar e conciliar as ideias que ali serão discutidas. Após a formação do grupo, começa as discussões de opiniões e é ai que aparece o nome Tempestade de Ideias, pois é nessa hora que todos, em uma devida ordem para que haja respeito a todas as opiniões, vão expor suas ideias, após a apresentação do devido tema exposto na pauta de reuniões do grupo.

Essas falas, ideias e questionamentos são anotados em uma lousa ou um papel e então serão vistos e discutido por todos, para que possa chegar a principal parte do Brainstorming: encontrar os principais fatos relevantes do problema, gerar uma ideia formada a respeito do tema proposto e achar a sua solução.

Depois de encontrada a solução parte-se para a etapa de elaboração do projeto em si e tem toda uma cadeia cíclica para a aplicação do projeto que, antes poderia estar simplesmente vagando no ar, mas depois de formadas as opiniões e avaliadas as ideias, consegue-se excelentes resultados com a aplicação dessa ferramenta muito simples e de vital importância!

Na próxima semana eu volto com mais um texto de tudo o que acontece dentro de uma empresa, sala de aula ou em um bom bate papo. Tem alguma duvida ou sugestão? Nosso canal de troca de informações é o dpelicia@gmail.com. Ótima semana a todos!

 
Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes