25 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Cartório Eleitoral inicia convocação de mesários

A 26ª Zona Eleitoral de Botucatu já iniciou, via Correios, a entrega das convocações dos mesários, secretários e presidentes que irão ajudar nos trabalhos das Eleições 2016. Os convocados terão de ficar atentos as datas de nomeação fixadas nas correspondências enviadas pela Justiça Eleitoral.

O período de nomeação para os convocados de Botucatu será de 4 a 8 de julho, no próprio Cartório Eleitoral, no horário das 13 às 17h30.

Para os mesários que irão trabalhar nas Eleições na cidade de Itatinga a nomeação está marcada para os dias 11, 13 e 15 de julho, das 13 às 16h30 horas, na Casa do Cidadão.

Já em Pardinho, os convocados deverão comparecer nos dias 12 e 14 de julho, na Câmara Municipal, das 13 às 16h30 horas.

Quando convocado, o mesário é obrigado a participar. Caso não possa comparecer, ele deverá enviar uma justificativa ao juiz eleitoral responsável até cinco dias após a convocação. Se os impedimentos surgirem depois desse prazo, haverá tolerância, quando comprovada a justificativa.

Para quem não se manifestar até o dia da eleição e não comparecer na data e hora marcadas, o prazo para apresentar justa causa será de 30 dias. As penalidades para quem não comparecer e não justificar estão previstas na legislação eleitoral. Nesse caso, o cidadão estará sujeito à multa.

Trabalho – Compete ao mesário organizar os trabalhos dentro da seção eleitoral no dia da eleição. Todo eleitor em situação regular perante a Justiça Eleitoral poderá ser mesário na sua zona, preferencialmente na escola em que vota, exceto candidatos e seus parentes, membros de diretórios de partidos políticos com função executiva, agentes policiais e demais casos previstos na legislação eleitoral.

Quem trabalha como mesário  tem direito a dois dias de folga para cada dia trabalhado e também para cada dia de treinamento. O mesário ganha auxílio-alimentação, um certificado de serviços prestados à Justiça Eleitoral e preferência no desempate em concursos públicos que tenham essa previsão no edital. Ele podem, ainda, utilizar as horas trabalhadas nas eleições como atividade curricular complementar, desde que a instituição de ensino superior a que pertence o mesário tenha firmado convênio com o TRE-SP.

Na 26ª Zona Eleitoral, que abrange os municípios de Botucatu, Itatinga e Pardinho, foram convocados 1.462 mesários. O Estado de São Paulo contou, na última eleição de 2014, com 507 mil mesários. Desse total, 110 mil se prontificaram espontaneamente para ajudar nos trabalhos. Em todo o país, a Justiça Eleitoral contou com 2,4 milhões de mesários, sendo 1,3 milhão de voluntários. A Justiça Eleitoral pretende, a cada eleição, elevar esse percentual.

Para esta eleição, a 26ª ZE priorizou o trabalho voluntário. “Conseguimos 100% de adesão de mesários voluntários. A intenção é dar prioridade para aqueles que realmente tem interesse em trabalhar’, afirma o Chefe do Cartório Eleitora, Igor Ignácio.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3814-5536/3813-5379, ou pelo e-mail ze026@tre-sp.gov.br, ou pessoalmente no Cartório Eleitoral, na rua Monsenhor Ferrari, 466, Centro.

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes