19 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Saiba como poupar dinheiro e começar o ano no azul

Com a aproximação das festas de fim de ano e o décimo terceiro entrando na conta, é quase um desafio não gastar o dinheiro extra com roupas novas, presentes, decoração, ceia, entre outras coisas. Mas, se o seu objetivo é manter um controle das finanças e começar 2020 no azul, Tamires Serrano, docente da área de gestão e negócios do Senac Botucatu, reforça que é preciso bom senso e conhecimento do quanto se ganha e do quanto se gasta.

“Nas aulas, a primeira pergunta que faço aos meus alunos é: você ganha pouco ou gasta muito? Somente após essa reflexão é possível avaliar se vivemos em um padrão diferente daquele que nosso salário permite. Listar todos os gastos é o primeiro passo para saber quais despesas são dispensáveis e indispensáveis. E, caso a ideia seja manter o padrão de vida atual, quais estratégias adotar para ganhar mais”, reforça.

Outra dica importante da docente é para que, independentemente das contas que se tem a pagar, a pessoa não abra mão dos momentos de lazer. “Quando deixamos isso acontecer, o dinheiro acaba mandando na gente. Sem contar que é uma decisão sofrida e que não será sustentada por muito tempo. Todos devemos nos permitir um agrado para não termos a sensação de que estamos trabalhando em vão”, diz Tamires.

Um exemplo prático de como aplicar isso no fim de ano, segundo o docente Elton Silva, da área de gestão e negócios do Senac Marília, é diminuir a lista de presentes e o padrão deles, além de definir o teto de valor para o cardápio das ceias de Natal e Ano Novo. “São medidas que, além de reduzirem os gastos, mantêm a tradição, deixam as pessoas felizes e permitem guardar um dinheiro para pagar as contas do próximo ano”.

Para auxiliar as pessoas que estão com dificuldade em dar início a um planejamento financeiro e querem superar as preocupações com as contas de janeiro, como IPVA, IPTU, matrícula e material escolar, entre outros, os especialistas do Senac reuniram 4 passos importantes:

1 – Planejamento das contas

Liste todos os seus gastos e crie um plano para os pagamentos. Comece pelas contas mais caras, como, por exemplo, a do cartão de crédito. Evite ao máximo empréstimos com juros abusivos e o cheque especial. E, se preciso, busque ajuda em cursos de capacitação, livros ou com especialistas para entender os processos mais complexos.

2 – Renegociação das dívidas

A ideia é encarar esse problema de frente e renegociar. Apresente uma contraproposta ao pagamento da dívida que reduza os juros e dilua as parcelas em mais vezes de forma a não comprometer o orçamento. Em último caso, uma dica é buscar outra instituição financeira e pedir a transferência dos débitos. Isso é chamado de portabilidade de crédito.

3- Projete o cenário futuro

Em um país com instabilidade econômica e altos índices de desemprego, o ideal é projetar o cenário futuro e repensar e planejar as contas avaliando todas essas intempéries. Nesse processo, você aprenderá a separar o que é necessário do que não é. Quem ganha por comissão, por exemplo, precisa lembrar que o primeiro trimestre do ano é sempre ruim para as vendas. Por isso, evite gastos desnecessários.

4 – Disciplina e força de vontade

Fazer uma “dieta” das contas não é tarefa fácil e mantê-la dará trabalho e exigirá esforço, mas, com o passar do tempo e em longo prazo, os ganhos serão maiores. Há ferramentas on-line que mostram os gastos por segmento (alimentação, perfumaria, farmácia, entre outros itens), além de ajudarem a projetar metas e analisar o quanto você precisará reservar de dinheiro para alcançá-las. No entanto, antes de baixar esses aplicativos no celular e inserir todos os seus dados bancários, é importante verificar se são confiáveis e buscar referências.

Cursos na área

O Senac tem diversas opções de cursos para quem deseja ampliar o conhecimento na área de gestão e negócios.

A unidade Botucatu está com inscrições abertas para os títulos Técnico em Administração, Finanças para não Financeiros, Administração Financeira e Fluxo de Caixa.

Na unidade Marília, as opções ofertadas são Técnico em Administração, Assistente Financeiro, Fluxo de Caixa e Finanças para não Financeiros.

Para se inscrever e conferir a programação completa de cursos, basta acessar o Portal Senac.

Serviço:

Senac Botucatu
Local: Rua Dr. Rafael Sampaio, 85, Boa Vista – Botucatu/SP

Senac Marília
Local: Rua Paraíba, 125 – Centro – Marília/SP

(com assessoria)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes