29 de março de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Residência em Ciências Agrárias recebe inscrições até 10 de novembro

Estão abertas até o dia 10 de novembro, as inscrições para os programas de Residência em Ciências Agrárias das Fazendas de Ensino, Pesquisa e Extensão (Fepe) da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp, câmpus de Botucatu. 

São oferecidas quatro vagas para o primeiro ano (R1) de Residência em Ciências Agrárias nas áreas de: Horticultura (subárea Olericultura), Engenharia Rural (subárea Máquinas e Mecanização Agrícola), Agricultura (subárea Grandes Culturas) e Recursos Naturais (subárea Recursos Florestais). Também é oferecida uma vaga para o segundo ano (R2) na área de Recursos Naturais (subárea Recursos Florestais).

A Residência é prioritariamente destinada a profissionais graduados em Agronomia e Engenharia Florestal e tem por objetivo, primordialmente, proporcionar treinamento em atividades supervisionadas, desenvolvimento de habilidades e responsabilidades indispensáveis ao exercício profissional, bem como a ampliação e aprofundamento em seu nível de conhecimento técnico. Ao todo, o programa totaliza 1680 horas de atividades programadas.

Atividades

As atividades programadas para a área de Agricultura incluem planejamento, instalação e condução de culturas econômicas: arroz irrigado por inundação, soja, milho, feijão, trigo, café e aproximadamente cinquenta espécies integrantes do ensaio experimental do sítio didático.

As atividades programadas para a área de Engenharia Rural incluem planejamento, manutenção de máquinas e implementos agrícolas, bem como identificação de problemas que surjam no desenvolvimento das atividades do processo produtivo levadas a efeito nos programas das outras áreas de Residência.

Na área de Horticultura, subárea Olericultura, as atividades incluem preparação de aulas práticas, condução das  áreas didáticas, condução de espécies oleráceas bem como acompanhamento das pesquisas desenvolvidas por alunos da graduação e pós- graduação e outras atividades afins. O residente desta área ficará vinculado à Fazenda Experimental de São Manuel.

Por sua vez, as atividades programadas para a área de Recursos Naturais incluem planejamento e monitoramento ambiental: diagnósticos ambientais e planejamento integrado de uso dos recursos, adequação das FEPE à legislação ambiental vigente, monitoramento ambiental; silvicultura e manejo: implantação, condução e manejo de povoamentos florestais; manejo de áreas silvestres: conservação e restauração dos ecossistemas naturais das FEPE e recuperação de áreas degradadas.

Dentre as atividades a serem desenvolvidas pelos Residentes, deverá ser incluída a orientação aos alunos de graduação da FCA, no desenvolvimento do Programa de Treinamento de Atividades de Formação.

Mais informações e inscrições aqui.

 
Curta o Facebook do Agência14News e fique por dentro das notícias de Botucatu e região: www.facebook.com/agencia14news

(com Assessoria de Imprensa)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes