Geferson Tolotti, presidente da Stadtbus, esteve em Botucatu por dois dias e falou com a reportagem do Agência14News onde assumiu os erros da empresa que disse ter sido humanos, contou ter andado de ônibus, entrou embaixo de veículos, se reuniu com pessoas que relatavam problemas no Facebook e contou ter feito mudanças na unidade com uma força-tarefa para voltar a prestar um serviço de qualidade.
“A gente fez uma força-tarefa, eu falei com colaboradores, falei com usuários, estive junto aos ônibus, falei com representantes de mídias sociais, da prefeitura, então estamos passando por todas as áreas para que crie uma situação que dê retorno para a cidade. Andei de ônibus. É importante isso. Sou habilitado, tenho carteira para dirigir, sinto o ônibus. Coloquei minha cabeça embaixo do ônibus. É importante olhar e que o que está sendo feito. Erramos em colocar todos os ônibus com idade nova (no começo do contrato). Quando aconteceu o problema foi em todos. Agora temos que arrumar com toda a velocidade. Uma coisa eu te digo: não há insegurança nos ônibus, não há insegurança nos freios. Nós podemos ter problemas de paradas que foram poucas. Cá para nós é o cumulo não apertar uma roda de ônibus com 10 parafusos. Não há investimento que eu faça que resolva isso”, comentou ele que viajou mais de 1.100 km de Santa Cruz (RS) a Botucatu para conferir as mudanças na empresa.
BATIDA NO INSS
“Aquele ônibus que teve a batida em Botucatu não estava de funcionário na condição de motorista, mas um mecânico habilitado, mas que não em função de motorista. Não é o que ele faz diariamente. Não fazendo esse processo todo dia, cometeu esse erro”.
MONOPÓLIO
“Temos um histórico de 5 anos na cidade onde tivemos poucos problemas nesse tempo. Até pouco mais de 5 meses nós não tínhamos problemas com ônibus em Botucatu. Eu saliento isso porque quando a gente veio pra cá, a gente veio para combater monopólios e oligopólios, tanto é que a gente foi a única empresa que entrou no processo licitatório aqui em Botucatu que não fosse da cidade. E mesmo não havendo necessidade nós fizemos um investimento milionário de veículos novos, coisa que outra empresa da cidade não fez. Eram todos os veículos sem necessidade legal com elevador. Nós acreditamos e investimos em Botucatu”.
ERROS
“Em dado momento erramos. Erramos um pouco nesse momento econômico que nos fez perder em torno de 10% de passagens. Dessa crise que a gente ficou apagando incêndio sobre o ponto de vista do equilíbrio econômico financeiro nosso. E por não detectar que nós tivemos problemas na gestão do nosso contrato, ou melhor, dos nossos serviços sendo mais preciso. Não detectamos essa insatisfação que ocorreu aqui e a coisa pegou proporção muito grande”.
NÃO HÁ FALTA DE FREIO
“Nós tivemos dois casos maiores em Botucatu que não foram por falta de investimento da empresa, mas que às vezes se quer fazer crer. Foram dois erros humanos, muito do moral. Nos dois casos piores foram erros exclusivamente humanos. E como se quer fazer crer, ônibus não perde freio. Ônibus perdia freio quando era o que a gente chama de freio a líquido, a gente chama de fluido. Hoje é freio a ar. Quando perdido o ônibus se bloqueia. Os dois problemas que tivemos foi de imprudência ou negligência. Isso nós estamos trabalhando com nossa equipe”.
BLITZ
“Tivemos uma blitz. (…). Nossa equipe perdeu a mão, vamos dizer assim. Faz vários dias que está aqui o diretor geral de ônibus, equipe vinda do sul revisando “carro” por “carro” e o nosso conjunto de proposta mesmo não havendo necessidade estamos propondo para o município nós estamos investindo imediatamente no município um milhão de reais na renovação da frota mesmo estando abaixo do que pede o contrato. Estamos investindo em manutenção preventiva. E submetendo nossos veículos a uma vistoria do Inmetro para provar que estamos fazendo. Vamos estar vendo o que está ocorrendo também com o moral da equipe. Vamos corrigir, vamos trabalhar, manter os bons colaboradores e quem não estiver imbuído dessa vontade vamos ter que reciclar. Mas vou te dizer: a grande maioria dos nossos colaboradores são muito bons. Isso eu falo com orgulho. Há pouco eu estava falando com um colaborador aqui e é uma pessoa imbuída com os objetivos da empresa e está disposto a ajuda. Temos a humildade de dizer que erramos agora, mas nesses cinco anos acertamos muito. Mas não adianta negarmos. Tivemos problemas e vamos arrumá-los. Não é só pedindo desculpas. Estamos agindo. Estamos investindo. Não basta pedir desculpa, é preciso mexer no bolso, e estamos retribuindo o carinho que a cidade teve conosco”.
SABOTAGEM
“Temos honestidade em dizer: nós tivemos problemas. Agora vamos para os próximos passos. O caso de roda é de total negligência de um funcionário. Não é um avião da Lamia, é um da Gol, e colocar o manche dele pra baixo e não fazer aquilo que tem que ser feito. Nós temos equipamentos de apertar parafuso automaticamente, independe da força do funcionário. Foi um problema que nunca aconteceu nos nossos 26 anos da pessoa não apertar o parafuso. É como você trocar o pneu do seu carro e não parafusar ele”.
DOCUMENTO
“O documento deve ficar no ônibus. Ele tem que estar lá. Todos estão devidamente licenciados, com todos os impostos pagos. Concordo contigo. Tínhamos que ter o checklist. É anormal esse documento sair lá de dentro, mas não estava, então vamos tomar medida para isso. A Sabotagem não é o nosso principal problema, mas houve. E aí quando o clima não está bom, aí eu vou falar para você, agora eu tive que gastar mais de 15 mil reais – e nós temos fotos e o BO feito – que tinha areia no cárter do ônibus. Mas quase a totalidade dos nossos colaboradores é espetacular. Daqui a pouco por um motivo que eu não sei qual alguém andou fazendo o que não deveria. Primeiro eu falo dos meus primeiros problemas. Tivemos falhas e estamos tomando as medidas. Na gestão aqui tivemos erros. Não vamos penitenciar o nosso gerente local, mas vamos trazer um gerente novo para essa unidade. Vamos fazer essa transição. Houve talvez uma polarização até pessoal do nosso gerente com algum gestor público”.
PASSAGEIROS
“Tivemos uma queda de mais de 250 mil passagens por ano. Nós pagamos aqui todos os nossos impostos em dia. Pagamos a nossa outorga em dia que é praticamente o dobro da outra empresa. É um investimento imenso… Não é justificativa para apresentar um mau trabalho, mas se a nossa gestão local falhou estamos tomando as providências. Foi feita blitz da Polícia Militar e Rodoviária e nossos ônibus estão rodando. Mas estamos investindo e corrigindo. Já fizemos muito bonito aqui. Estamos corrigindo para que tenham orgulho de novo”.
VISTORIA
“Nós poderíamos ter as inspeções do próprio Município. A cada bimestre ou a cada trimestre e submetesse a gente levasse os veículos lá e submetesse a uma vistoria efetiva. É bom isso para nós. É bom isso para a comunidade. Não é no meu entendimento algo ruim para o município, para os munícipes e para a empresa. Muitos municípios fazem isso”.
QUEBRA DE CONTRATO?
“Eu acredito no bom senso. Primeiro falei dos meus problemas e de investir. Quando você mostra não só boa vontade, mas ações efetivas eu quase que derrubo a possibilidade de rompimento na minha cabeça. Eu estou tomando as ações, estou investindo e não estou negando, tomando medidas efetivas para não deixar o nosso serviço bom, mas ótimo”.
PRAZO
“Nós já estamos agindo e é sensível isso. Por existir algum processo porque nós estamos revendo todos os veículos. Às vezes você mexe em um veículo ele responde de outra maneira. Quero agradecer as pessoas da mídia social, a imprensa e as pessoas que trouxeram essa demanda da população. O cerne do nosso diálogo em Botucatu é voltar a sermos os melhores que existem porque por muito tempo fomos os melhores em toda a região. Que sejamos logo motivo de orgulho. Nossos veículos novos chegam no final de janeiro. Não adianta só os veículos novos e não funcionar o resto. E ainda queremos ser auditados”.
TARIFA
“Primeira coisa: vamos resolver os nossos problemas. Quando está errado fique quietinho, arruma sua casa para depois ter moral para falar o que se deve receber. Então a primeira situação: vamos arrumar nossa casa nos primeiros dias, isso é fundamental”. (Do Agência14News).
RELATO:
Uma passageira (foto abaixo) que vinha divulgando problemas nos ônibus, trabalhou na empresa e seu pai foi demitido recentemente foi chamada pelo presidente da empresa para dar seu relato. Ela passou a acompanhar problemas da empresa e funcionários:
“Venho por meio deste, esclarecer não só aos usuários, mas aos interessados no assunto que temos tratado nos últimos dias referente ao serviços prestados pelo transporte público da cidade de Botucatu SP.
Primeiramente agradeço a todos que abraçaram a mesma causa que eu, me dando apoio, também participando das medidas que foram tomadas, tais como aderir provas, fotografando, filmando e me dando sua opinião nos meios de comunicação.
Hoje estive com Gefferson Tolloti, DIRETOR PRESIDENTE DA STADTBUS, da Matriz em RS e das filiais, que fez contato para juntos dialogarmos sobre o que poderíamos efetivamente fazer para alcançarmos uma solução de melhoria para nossa cidade, no quesito transporte público.
Mostrando-se um homem íntegro, disposto a agir, muito humilde, reconhecendo as falhas da empresa e dispondo-se agora, que tem ciência dos fatos, solucioná-los, recebemos do mesmo um parecer que comprove que providências já foram tomadas.
Em nota, para o Jornal imprensa 14' News (Que logos vocês poderão acompanhar), ele detalhou mais sobre as atitudes tomadas a respeito das negligências e imprudências que estavam ocorrendo em sua empresa filial, StadTbus.
Continuaremos engajados na mesma luta, observando se as MELHORIAS que ele AFIRMA JÁ ESTAR EM ANDAMENTO, estarão sendo cumpridas e concluídas.
Sua atitude foi admirável, quantas vezes nós tentamos contato com a gerência da empresa local e não obtivemos no mínimo um parecer satisfatório, nem mesmo a imprensa tiveram o bom senso de dar um parecer.
Ele ao contrário, deslocou-se até nossa cidade dar um parecer não só a nós usuários através de minha pessoa que estou comunicando vocês, mas também a imprensa; e não veio somente para se responsabilizar pelos erros, mas se comprometendo em corrigi-los.
Enfim, agradeço a todos os que me apoiaram, e mesmo aos que tiveram opiniões diferentes da minha e até mesmo pelas críticas, elas também me motivaram e com elas tornei-me ainda mais forte para lutar por aquilo que acreditava.
Pode parecer pouco, mas tenho certeza que é um começo, e não fiz nada sozinha, sei que fui a voz da nossa população que estava insatisfeita. E agora tem uma resposta digna de uma solução.
Quero apenas deixar a mensagem e que sirva de exemplo que embora muitos disseram “Andorinha sozinha não faz verão” , mas a resposta que tive do Sr. Gefferson Tolotti é prova de que realmente sozinhos não podemos muita coisa, mas juntos e focados em um objetivo, somos muito fortes”. Obrigada! Tainara Biason.