28 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Botucatu qualifica mais de 100 pessoas para o mercado de trabalho

Na tarde de quinta-feira (15), na UNITE, foi realizada a entrega de certificados aos alunos que concluíram os cursos promovidos pelo Programa Estadual de Qualificação (PEQ) no Município, em 2016. Trata-se de uma iniciativa da Secretaria Estadual de Relações do Trabalho (Sert), em parceria com a Prefeitura de Botucatu.

Foram promovidos quatro cursos, no período de agosto a outubro deste ano: Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Departamento Pessoal, Auxiliar de Almoxarifado e Técnicas em Venda. Concluíram as atividades 106 pessoas, que no período das aulas receberam uma bolsa-auxílio de R$ 330. 

O secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Carlos Costa, representou o prefeito João Cury na solenidade e fez a entrega dos certificados ao lado de Sueli de Lara Lagoa, vice-diretora regional da Sert, e de Osman Fernandes, coordenador do Instituto Aloes, que executou os cursos em Botucatu. “No governo João Cury a qualificação sempre foi prioridade, visando dar mais oportunidades de emprego às pessoas. Sejam aquelas que estão ingressando pela primeira vez no mercado ou mesmo aquelas que estão desempregadas, mas à procura de novos conhecimentos em novas áreas. E com certeza, essas pessoas que acreditaram e se esforçaram para concluir os cursos já saem na frente”, valoriza.

“Poucas cidades ofertam gratuitamente tantos cursos de qualificação como Botucatu tem feito. A UNITE (Universidade do Trabalhador e Empreendedor), por exemplo, já capacitou cerca de 5 mil pessoas nos últimos anos. Isso sem contar outras iniciativas em parceria com o Governo do Estado como os cursos ofertados recentemente pelo programa Via Rápida e agora pelo PEQ. Ou seja, trata-se de um grande esforço  em conjunto em prol do emprego”, conclui.

Sobre o PEQ
Lançado no dia 23 de junho de 2008, o Programa Estadual de Qualificação Profissional tem como objetivo qualificar o aluno para aumentar suas chances de inserção no mercado de trabalho. É voltado, prioritariamente, para quem está desempregado, tem entre 30 e 59 anos e não concluiu o ensino fundamental. Essa é a faixa populacional que tem mais dificuldade em encontrar emprego.

O PEQ foi elaborado com base no Diagnóstico para o Programa Estadual de Qualificação Profissional, feito pela Sert em parceria com a Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) a partir de informações colhidas durante a Caravana do Trabalho, que em 2007 percorreu todo o Estado.

Além deste diagnóstico, a Sert utiliza dois de seus programas para definir os cursos oferecidos e as cidades atendidas: o Observatório do Emprego e do Trabalho, que apresenta mensalmente o desempenho do emprego em cada setor econômico, e o Emprega São Paulo, que revela as ocupações mais ofertadas e demandadas.

Mais informações
As inscrições para os cursos do PEQ deste ano foram intermediadas pelo Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), localizado na Rua Dr. Cardoso de Almeida, nº 1001 – Centro de Botucatu. O telefone de atendimento é (14) 3815-8804 / 3815-8805. Mais informações sobre o programa no site  http://www.emprego.sp.gov.br/.

(com Assessoria de Imprensa)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes