29 de março de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

O que é o nervo ciático e a importância dos exercícios fisioterapêuticos

O que é o nervo ciático?
É o maior nervo do corpo humano que começa na espinha inferior e desce pela parte posterior de cada perna. Sendo ele o responsável pelo controle das articulações do quadril, joelho e tornozelo e também dos músculos posteriores da coxa e dos músculos da perna e do pé.
 
Sentir dor no nervo ciático é mais comum do que você pensa, e não tem hora pra acontecer.
 
O que acontece muito, principalmente com quem tem uma vida mais sedentária, é a inflamação desse nervo, que pode causar dores na região lombar, ou em toda extensão da perna, devido a alguma lesão ou compressão do nervo.
 
Características da dor:
Ocorre geralmente em um lado do corpo, começando na região lombar da coluna irradiando ao longo da coxa ate a batata da perna, pé ou ate mesmo os dedos.
Dando sensação de “queimação” ou dormência
Dor acompanhada de choques, pinçadas ou espasmos 
Dificuldade em realizar certos movimentos, como sentar ou levantar
 
Importância dos exercícios Fisioterapêuticos para o Nervo Ciático
Não há uma fórmula pronta, uma “receita de bolo” que possa ser aplicada indistintamente em todas as pessoas com o mesmo diagnóstico que causa dor na coluna vertebral.
O procedimento compreende a prescrição de fármacos e utilização de recursos terapêuticos manuais, eletroterapia e termoterapia, sendo estes últimos empregados pelo fisioterapeuta, junto a um treinamento da flexibilidade (posturas de alongamento estático ou exercícios dinâmicos de mobilidade), treinamento aeróbico (prática contínua ou fracionada de exercícios predominantemente cíclicos: caminhada,ciclismo,natação…), treinamento da força muscular e o pilates que vem demonstrando muita eficiência.
Entre os objetivos do tratamento estão:
– Redução do processo inflamatório, das contraturas musculares e do quadro álgico
– Aumento da amplitude de movimento e força muscular de maneira generalizada.
 
 
Lorena Rossatto Consorte, Fisioterapeuta, formada pela USC de Bauru. Atua em Fisioterapia, Pilates e Massagem. Atende com vários convênios. A Clinica está localizada à Rua General Telles, nr 1516 – Centro – Botucatu/SP – Cep 18602-120 – Telefone (14) 99723-0763.
 
Curta o Facebook do Agência14News e fique por dentro das notícias de Botucatu e região: www.facebook.com/agencia14news
Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes