26 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Enfim, o que é essa tal de “Startup”?

Num mercado cada vez mais digital, global e com novas formas de realizar negócios, você, em algum momento, já deve ter ouvido por aí seus filhos ou amigos soltarem o termo “Startup”.

Mas afinal, o que é essa tal de “Startup”?

Alguns podem pensar que qualquer empresa nascente pode ser considerada uma Startup – uma empresa que está em início de suas atividades. Mas não é bem assim. O conceito é um pouco mais amplo.

“Startup” é uma empresa nascente, num ambiente de incertezas, que usa a tecnologia em busca de um modelo de negócios repetível e escalável, que tem potencial de grande crescimento em um curto espaço de tempo.
 
Vamos entender um pouco os conceitos:

Modelo de Negócio é como a empresa transforma o resultado do seu trabalho em dinheiro. Por exemplo, A Nespresso criou um modelo de negócios onde vende a máquina em parceria com um fabricante, com uma margem pequena de ganho. Porém, a inovação é a venda e a receita recorrente da comercialização das cápsulas de café.

Ser repetível é poder entregar o mesmo produto ou serviço em escala praticamente ilimitada, sem obstáculos ou grandes investimentos. Como exemplo posso citar o Netflix, que, a partir de um mesmo provedor global entrega filmes e séries de TV via streaming – transmissão de áudio e vídeo via rede de computadores sem a necessidade de download do que está assistindo –  aos seus mais de 100 milhões de assinantes no planeta.

Ser escalável é a grande sacada. Isso quer dizer crescer exponencialmente em receita sem que exerça grande influência nos custos da empresa, que devem permanecer enxutos ou num crescimento bem mais lento. Isso faz com que as margens sejam cada vez maiores, gerando mais lucro e riqueza para o negócio/investidor.

Algumas metodologias podem ser usadas para a resolução de problemas complexos e a criação de modelos de negócios inovadores: Design Thinking e Business Model Canvas. O Sebrae oferece em seu portfólio a oficina Transforme sua ideia em Modelo de Negócios, que usa o CANVAS para a criação de modelos de negócios.
Negócios como UBER, AIRBNB e NETFLIX foram apenas o começo da revolução. E você, como está pensando o futuro dos seus negócios?
 
Henrique Teixeira – Analista de Negócios Senior do Sebrae-SP – especialista em marketing, tecnologia e inovação.
 

Curta o Facebook do Agência14News e fique por dentro das notícias de Botucatu e região: www.facebook.com/agencia14news

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes