19 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Número de empresas cresce 10% em dois anos na região de Botucatu

O número de empresas que fazem parte do Simples Nacional cresceu 10% em dois anos na região do Sebrae-SP Botucatu, composta por 18 cidades. São atualmente 34.550 Microempreendedores Individuais (MEIs), micro e pequenas empresas, 3.120 a mais que as 31.430 registradas em 2016.

Se levarmos em consideração apenas os MEIs, o crescimento foi ainda maior: 20,55%, passando de 17.518 para 21.118. A alta segue tendência nacional de crescimento e mostra o aumento do interesse pelo empreendedorismo.

De acordo com o gerente regional do Sebrae-SP Gilson Carbinatto, a economia brasileira vem apresentando uma recuperação lenta e gradual. Essa recuperação vem sendo puxada por uma modesta melhora no consumo, a partir de pequenos aumentos na renda ao longo do tempo. A inflação sob controle tem contribuído para essa melhora na renda. Essa recuperação moderada, puxada pela renda, favorece os segmentos que atendem o consumidor final e que dependem da renda para vender mais.

“Os dados tendem a apresentar oportunidades de mercado para os pequenos negócios. Porém, também há precauções a serem tomadas. Empreender é uma atividade que envolve riscos e é preciso correr riscos calculados”, destaca Carbinatto.

Uma pesquisa do Sebrae chamada Causa Mortis mostra que o fechamento de empresas está relacionado a três fatores: planejamento prévio, gestão empresarial e comportamento empreendedor. O Sebrae pode ajudar o empresário a se preparar em todos os pontos e fases do negócio, desde a materialização da ideia, orientação para o plano de negócio, estruturação da empresa, cursos, oficinas e consultorias de gestão nas áreas de finanças, marketing, gestão de pessoas, administração geral, produção e qualidade, comércio exterior e jurídico.

O gerente do Sebrae afirma que para 2019 também serão trabalhados atendimento em projetos. Os empresários são reunidos em grupos de acordo com a área de atuação para receber capacitação específica. “Estamos abertos para parcerias com prefeituras, entidades de classe e associações comerciais para ajudar na melhoria da gestão e inovação das empresas. Empresas mais competitivas geram mais empregos, incrementam a arrecadação municipal e dinamizam a economia local e regional”, afirma.

O Escritório Regional do Sebrae-SP em Botucatu atende 18 cidades. São elas: Anhembi, Arandu, Areiópolis, Avaré, Bofete, Botucatu, Conchas, Itatinga, Jumirim, Laranjal Paulista, Paranapanema, Pardinho, Pereiras, Porangaba, Pratânia, Quadra, São Manuel e Torre de Pedra. O Sebrae está localizado na Rua Dr. Costa Leite, 1570, no Centro, telefone (14) 3811-1710 (ramal 4). As ações do Sebrae na região também são divulgadas no Grupo do Facebook.

(com assessoria)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes