29 de março de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Museu Histórico e Pedagógico abrirá com sete exposições neste sábado (20)

O Museu Histórico e Pedagógico Francisco Blasi (MuHP), instalado no Espaço Cultural  “Dr. Antonio Gabriel Marão”, abrirá neste sábado, dia 20, com diversas atrações. Ao todo serão expostas sete mostras. A visita estará aberta ao público das 9 às 17 horas, com entrada franca. Confira a programação.

Histórias a respeitar

Exposição interativa sobre ruas e praças de Botucatu com nomes de mulheres. Conheça as inspiradoras histórias e interaja com a exposição por meio de uma máquina de escrever do acervo. Os textos farão parte do acervo do MuHP ao final da exposição.

Lampião de gás, bilboquê e diabolô

A cantora e apresentadora Inezita Barroso tem suas memórias apresentadas por meio de objetos pessoais e de sua carreira. Itens do acervo do MuHP dialogam com a temática de uma das mulheres mais expressivas da cultura popular brasileira.

Gabinete de curiosidades – Acervo do MuHP em exposição

Reaberto após 17 anos, o Museu Histórico reapresenta itens de seu acervo ao modo como eram expostos antigamente. Um exercício de revitalização da memória para o público da época e de surpresa para novos visitantes. Entre os itens, destaca-se a chave da Igreja demolida de São Benedito, primeiro objeto do MuHP.

Vala Clandestina de Perus

Memórias do tempo da repressão e do golpe militar de 1964. Uma exposição itinerante do Instituto Macuco – SP que, após circular em escolas da cidade, pode ser visitada no MuHP.

Retratos de Família

Repaginação da exposição de 2006 do MAC – Museu de Arte Contemporânea “Ithajay Martins” – com fotos clássicas de famílias locais. O público pode interagir e colaborar, enriquecendo a pesquisa com informações que serão agregadas ao acervo fotográfico do MuHP. Pode ser visitada presencialmente ou online na página oficial do Museu na internet

Todos podem ser Frida

Pela segunda vez a exposição itinerante visita Botucatu, gentilmente cedida pelo Museu da Diversidade Sexual pelo intermédio da APAA – Associação Paulista dos Amigos da Arte. Concebida e fotografada por Camila Fontenele, a exposição traz a delicadeza e a intensidade de intervenções fotográficas na estética da artista mexicana Frida Khalo e todas as reflexões e debates provocados pela sua biografia, sua obra, conexão da arte, identidade de gênero e comportamento social, além do respeito e liberdade de expressão.

O público poderá utilizar acessórios, maquiagem e fazer imagens em um painel especialmente montado para “selfies”.

Homofobia Fora de Moda

Também cedida pelo Museu da Diversidade Sexual – SP, por intermédio da APAA – Associação Paulista dos Amigos da Arte, a exposição “Homofobia Fora de Moda” mostra 15 ilustrações que estiveram em cartaz no Museu da Diversidade Sexual e é resultado de três concursos realizados pela Casa de Criadores, o maior lançador de novos estilistas da moda brasileira.

Esta exposição, acompanhada de “Laços Afetivos” e “Cartão Vermelho para Homofobia”, serviu de inspiração para que pessoas do mundo inteiro criassem ilustrações que posteriormente servissem de estampa para camisetas.

Mostra Cinema

Paralelo às exposições, serão exibidas sessões com filmes selecionados da 11ª Mostra Cinema e Direitos Humanos, uma ação para consolidação da cultura e da educação em Direitos Humanos, ampliando espaços de debate e discussão por meio da linguagem cinematográfica e contribuindo para a formação de uma nova mentalidade coletiva para o exercício da solidariedade, do respeito às diversidades e da tolerância.

Neste sábado serão exibidos seis filmes da mostra distribuídos durante o dia, com intervalos de uma hora. Os filmes serão exibidos diariamente até o dia 17 de fevereiro.

Mais informações
Espaço Cultural “Doutor Antônio Gabriel Marão”
Endereço: Avenida Dom Lúcio, 755 – Centro
Contato: 3811-1470/1471.
Período: De 20 de janeiro a 17 de fevereiro
Horário de visitação: Segunda a quinta-feira – 9 às 18 horas
                                   Sexta-feira – 9  às 20 horas
                                   Sábado – das 9 às 17 horas

Estacionamento gratuito e entrada franca

 
Curta o Facebook do Agência14News e fique por dentro das notícias de Botucatu e região: www.facebook.com/agencia14news

(com Assessoria de Imprensa)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes