29 de março de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Diretor do Procon fala sobre a cobrança de rematrícula nas escolas

Segundo Márcio César Lopes da Silva, diretor do Procon de Botucatu, a cobrança de rematrícula pode ser feita pelas escolas. Ela começa a ser feita geralmente em outubro. Mas, é preciso se atentar a algumas questões.

“Existem pais nos ligando perguntando, alegando que vão pagar o valor mais a mensalidade. O valor da escola é anuidade que vem no contrato. Isso é que as pessoas precisam ficar atentas porque o pagamento da rematrícula mais as mensalidades escolares não podem ultrapassar o valor da anuidade que consta no contrato, então precisa ficar atento ao valor da anuidade”, explica Márcio.

O diretor do Procon explica ainda que a cobrança de mensalidade nas férias também pode ser feita. “Na verdade os pais vão combinar com a escola a melhor maneira de pagar tudo isso: se é em 10 mensalidades, ou 11, 12 ou 13 vezes; vai de combinar entre contratante e contratado como uma forma de facilitar o pagamento e não pesar no bolso do contribuinte mensalista”, destaca.

MATERIAL ESCOLAR

Ele também explica que existem regras para a questão de materiais que são comprados pela escola ou pelos pais. “Tudo que é de uso conjunto de pessoas não se pode pedir. Pode ser solicitado apenas o material pessoal e individual de cada aluno; o material de higiene em momento nenhum pode ser solicitado”, explica.

600 ATENDIMENTOS AO MÊS

O Procon de Botucatu recebe mais de 600 reclamações por mês entre consultas por telefone ou atendimento pessoal. Mas ainda falta muita informação das pessoas, pois a maioria não procura seus direitos por falta de conhecimento do que é garantido por lei. “Algumas sabem que tem o direito, mas não tem a vontade de brigar por ele”, diz o diretor do Procon.

A maioria das reclamações está ligada a produtos comprados, serviços prestados e comércio, como contratos com bancos e operadoras de telefonia.

QUEM FISCALIZA?

Márcio destaca que o grande problema está ligado às agências reguladoras, citando no caso da telefonia, a Anatel que segundo ele deveria cumprir com sua função institucional, pois aí, segundo ele, “nada desse caos aconteceria”. O mesmo, afirma Márcio, ocorreria se os bancos fossem punidos também; assim não haveria tanto problema de queixas.

QUALIDADE CAIU

Em relação ao que se compra no comércio Márcio diz que por conta da guerra por preços menores a qualidade caiu. “Hoje receber um bom produto é questão de sorte”, diz. “Quando dá problema, como o consumidor desconhece o seu direito, ele vai discutir com a loja que não tem nada a ver com isso. Quem responde pelo vício é o fabricante. Então o consumidor perde grande tempo e às vezes até o seu direito por ficar em discussão com a loja. A loja só vai responder quando o produto não tiver origem, como bugiganga do Paraguai ou não tiver endereço do fabricante ou do importador”.

O telefone do Procon é (14) 3882-7722. A unidade de Botucatu fica na Rua Cardoso de Almeida, 1001, no Centro.

(Do Agência14News)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes