No sábado (15) foi iniciada em Botucatu, durante a Feira da Saúde, a Operação Viva Verão – Prevenção de Afogamentos, que acontece pelo 3° ano consecutivo.
Durante a campanha serão realizadas atividades de prevenção a afogamentos como curso de emergências aquáticas para componentes do bombeiro, SAMU, GCM, liga do trauma, liga da pediatria, tiro de guerra e clubes e academias da cidade.
Também haverá palestras em escolas da rede municipal com o alcance de aproximadamente 2 mil crianças de 9 anos, no Senac para alunos do programa pequeno aprendiz, tema que também será levado ao Grupo de trilhas “Aventureiros do Túnel” e Tiro de Guerra.
As palestras ainda irão abranger crianças do projeto de esportes do ginásio municipal nas modalidades de vôlei, handebol, balé, futebol e ginástica rítmica, chegando a 50 alunos. Os bombeiros também irão falar com o Conselho Municipal de Saúde onde existem cerca de 40 integrantes, na Associação Atlética Botucatuense – AAB para as crianças da escolinha de natação e serão realizados pedágio educativo, exposição de materiais e distribuição de panfletos na Rua Amando de Barros e no Shopping Botucatu.
Os organizadores ainda citam trabalhos que serão feitos nas praças de pedágio com a distribuição de panfletos de orientação e prevenção, 40 mil gibis recebidos do GBMar da campanha estadual de prevenção (Turma da Mônica) e 10 mil panfletos prevenção.
A Defesa Civil de Botucatu também participa das ações.
Foram produzidos mais 25 mil panfletos de orientação e 15 placas de sinalização para os bairros Rio Bonito, Mina, Cachoeira da Martha, Véu de Noiva e Alvorada da Barra.
(Do Agência14News com Bombeiros – Fotos: Bombeiros Botucatu)