20 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Com alto número de animais abandonados, Câmara e Prefeitura estudam mudanças

Com o alto número de animais nas ruas de Botucatu, abandonados  pelos donos, e até os que ficam no frio e na chuva principalmente neste mês de junho, a protetora Erika Liao Tiago mostrou sua preocupação com o que vê diariamente. Ela, que faz parte da Liga do Bem, uma ação social voltada à causa, falou sobre a situação.

Após uma postagem em uma rede social a reportagem do Agência14News procurou o prefeito Mario Pardini, e o presidente da Câmara Municipal, Izaías Colino (PSDB) para saber o que pode ser feito. E ambos mostraram algumas ações logo estarão sendo aplicadas na cidade.

“Meus amigos Vereadores, ou quem possa interessar, tenho recebido denúncias diárias de cães nas ruas no frio e na chuva, denúncias diárias de maus tratos, cães apanhando diariamente ou em situação de risco dentro de suas casas, isso é desesperador, eu não posso entrar pois os donos não permitem, a lei não permite. Recebo áudio de cães gritando por estarem sendo espancados, recebo fotos de cães em situação de extrema magreza, amarrados ou acorrentados, fotos de fêmeas barrigudas nas ruas, onde terão os seus bebês, ou de mães cheias de leite que já pariram nas ruas, as pessoas não castram seus cães e depois ainda tem a capacidade de colocar 10, 12 filhotes em uma caixa e abandonar, eu não dou conta, não sou super heroína (mas queria ser)”, disse a protetora.

PARCERIA

Ela continua: “Eu faço o máximo que posso, normalmente no limite do possível para salvar um animal. Não tenho apoio nenhum, e quando digo isto, estou me referindo a ajuda da prefeitura, dos órgãos competentes. Como posso agir se como cidadã comum não tenho o direito de fazer o bem. Peço, pelo amor de Deus para que avaliem melhor e mais rapidamente as leis Sr. Vereadores que as criam, sei que existem outros assuntos importantes, mas imagino que ao menos um de vocês possa dar uma atenção especial a isto. Se recebessem metade das denúncias que uma ONG ou protetor recebe, saberia o tamanho do nosso sofrimento e o quanto é difícil estar de mãos atadas para praticar o bem. Só peço um minuto de atenção, uma solução, uma parceria, uma ajuda, não nos abandonem, nós também só queremos ajudar”, finalizou.

PREFEITO

O prefeito de Botucatu Mário Pardini disse à reportagem do Agência14News que uma nova legislação será criada em Botucatu. “Estamos formulando uma lei para punir mais tratos”, comentou na tarde desta terça-feira (13).

CÂMARA MUNICIPAL

O presidente da Câmara Municipal, Izaías Colino, afirmou que a causa animal vem sendo tema de suas ações na Câmara e reconhece falha na forma que a cidade lida com a questão. “Não é um problema tão simples de ser solucionado. Eu estive recentemente no centro de controle de zoonozes de São Paulo para entender a política e a forma que ela é feita lá e aqui, mas na verdade o que a gente precisa, de forma conjunta e sem radicalismo, é de uma solução que possa envolver tanto o poder público e a sociedade civil e em especial a sociedade civil organizada com as ongs e as cuidadoras que militam nessa causa. Eu reconheço o problema e sinto a dificuldade no município em resolver esse problema. Tenho disposição em ajudar no diálogo”, disse  Colino.

Ele falou ainda que em conjunto com os demais vereadores que entenderam a importância da causa animal, pretende realizar uma audiência pública com todos os interessados para se chegar a uma solução. A data será agendada em breve.

ROJÕES

Com relação a votação de um projeto que proíbe rojões com estampido em Botucatu ele disse aguarda um parecer da Asembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) sobre o caso para então ir ao plenário para votação.

 

Curta o Facebook do Agência14News e fique por dentro das notícias de Botucatu e região: www.facebook.com/agencia14news 

(do Agência14News)

 

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes