26 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Botucatu conquista segundo lugar em programa que premia cidades com iniciativas ambientais

Botucatu mais uma vez foi destaque no ranking do Programa Município VerdeAzul 2018, que premia cidades com iniciativas ambientais. A Cidade conquistou 93,96 pontos, ficando atrás apenas de São José do Rio Preto, que registrou 94,65.

O Programa Município VerdeAzul é uma iniciativa da Secretaria Estadual de Meio Ambiente que começou em 2007 e avalia os municípios com melhor desempenho em diversos quesitos ambientais, com o objetivo de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental.

Desde o ano de 2008, quando participou pela primeira vez, Botucatu só não se classificou para o prêmio em uma edição, a de 2010. A partir de então, as notas foram superiores a 90 pontos, o que coloca o município em segundo lugar no ranking geral do prêmio.

“O ranking geral é uma média dos últimos dez anos do programa. Isso mostra o comprometimento da nossa equipe da Secretaria do Verde e também de todos os munícipes, empresas e instituições parceiras, que se empenham durante todo o ano para desenvolver ações ambientais em Botucatu. Sem a colaboração de todos, jamais teríamos alcançado resultados tão expressivos”, salientou Márcio Piedade Vieira, Secretário do Verde.

“O trabalho ambiental deve ser feito por todos, desde os coletores de lixo e materiais recicláveis, até as grandes empresas e o Poder Público. Somos muito gratos a todos os parceiros de Botucatu, porque este tipo de parceria não fortalece apenas o nome da nossa Cidade e sim o nosso meio ambiente como um todo”, completou Fernanda Bernardi, diretora de Educação Ambiental da Secretaria do Verde.

Neste ano, a classificação para o Município VerdeAzul teve alterações nas diretrizes, o que dificultou a classificação das cidades. Municípios que se destacaram na edição anterior, perderam posições neste ano.

“Mesmo com as mudanças no sistema de pontuação e no aumento do rigor do Prêmio, Botucatu conseguiu uma nota maior do que no ano passado e passou de terceiro para o segundo lugar na classificação. Um dos pontos que mais nos beneficiaram foi a arborização. Enquanto em 2017 tivemos nota 7,3, neste ano conseguimos 9,1 neste quesito”, destacou Leonardo Fugueral, diretor da Secretaria do Verde.

Para o próximo ano, a meta de Botucatu é criar ainda mais parcerias, desta vez com os municípios vizinhos e assim criar um polo ambiental. “As cidades vizinhas não conseguiram se classificar, então queremos chamá-las para serem nossas parcerias. Queremos dividir iniciativas e ajudá-las a entrar neste ranking. Desse jeito nossa região se tornará um polo ambiental e quem ganha com isso somos nós, que teremos um meio ambiente mais rico”, completou Márcio Piedade Vieira.

Além do segundo lugar no VerdeAzul, Botucatu também conquistou o primeiro lugar no prêmio Franco Montoro, que premia as cidades da Bacia Hidrográfica do Tietê/Sorocaba com as melhores iniciativas ambientais. Neste prêmio, participaram quase 40 cidades e Botucatu foi a que se destacou dentro das diretivas.

(com assessoria)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes