25 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Ambulatório de Especialidades de Botucatu deve ficar pronto em agosto deste ano

As obras do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) e do Centro de Reabilitação Lucy Montoro, em construção nas antigas instalações da Brashidro, às margens da Rodovia Marechal Rondon, devem ser entregues em agosto deste ano.

“Pelo que pudemos apurar junto à nossa Secretaria Municipal de Saúde, a Diretoria Regional de Saúde (Bauru) tem trabalhado com a previsão de agosto como inauguração do AME. A obra está praticamente pronta, mas ainda falta equipá-lo e fazer a contratação da mão de obra”, informou a assessoria de imprensa da Prefeitura de Botucatu.

A Secretaria Estadual de Saúde também foi procurada pela reportagem do Agência14News. “As obras estão em fase final e no momento estão aguardando a concessionária de energia elétrica (CPFL) realizar a ligação total da rede elétrica da unidade. Também estão sendo feitos alguns acabamentos externos finais como jardinagem e pavimentação. A expectativa é que a obra esteja 100% concluída até abril. Após isso, é realizada a contratação da OSS (Organização Social de Saúde) que irá administrar a unidade, e assim o AME entrará em funcionamento”, informou a secretaria estadual.

A instalação do AME busca agilizar o atendimento da população em 22 especialidades médicas e atuar na promoção da saúde das pessoas com deficiência física. 

Estes dois equipamentos públicos ocupam 3.500 metros de área construída, um anexado ao outro. O investimento é de R$ 13,2 milhões, uma parceria da Prefeitura de Botucatu com o Governo do Estado de São Paulo.
 
No AME haverá consultórios, salas cirúrgicas, de recuperação anestésica, procedimentos de emergência e exames, setor administrativo, cozinha, refeitório, recepção, além de espaço para a realização de ultrassom, raio X, tomografia, endoscopia, colonoscopia, ecocardiografia, eletroneuromiografia, entre outros.

O serviço desafogará a demanda reprimida de Botucatu e municípios da região, e há promessa de reduzir a espera dos casos mais complexos que hoje se concentram no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu.
 
Além de realizar os diagnósticos das várias especialidades, o centro médico fará pequenas cirurgias ambulatoriais como nas áreas de dermatologia, vascular, vasectomia, pequenas cirurgias de ginecologia, onde o paciente opera e vai para casa no mesmo dia. Poderão ser esgotadas praticamente todas as filas de pacientes aguardando consulta por especialidade médica.
 
Já o Centro de Reabilitação Lucy Montoro proporcionará o melhor e mais avançado tratamento de reabilitação para pacientes com deficiências físicas incapacitantes, motoras e sensório-motoras, de acordo com as características de cada paciente. Atualmente, a Rede Lucy Montoro conta com 16 unidades em funcionamento em todo o Estado e realiza mais de 100 mil atendimentos por mês.
 
Os tratamentos são realizados por equipes multidisciplinares, composta por profissionais especializados em reabilitação, entre médicos fisiatras, enfermeiras, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, educadores físicos e fonoaudiólogos. 
 
A Secretaria Municipal da Saúde e o HCFMB já tem realizado tratativas para definir quem fará a gestão destes dois equipamentos públicos. A projeção é que entre área da saúde, setor administrativo, técnico e de apoio, o AME e o Centro de Reabilitação Lucy Montoro, quando estiverem funcionando em plena capacidade, possam gerar em torno de 400 empregos.
 
Tanto o AME como o Centro Lucy Montoro não receberão demandas espontâneas, ou seja, quando o paciente procura diretamente o serviço. Os casos serão encaminhados pelas unidades da Atenção Básica de saúde e outros serviços que necessitem de atendimento especializado. 
 
Eles também serão importantes para a consolidação do ambicioso projeto formatado desde 2009 pela Prefeitura em parceria com importantes instituições do município, que pretende transformar Botucatu em um polo de excelência na área de saúde.

(do Agência14News com assessoria)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes