29 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Parque Represa do Rio Pardo poderá receber turismo náutico ainda em 2023

O secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP), Roberto de Lucena, esteve nesta terça-feira (25), em Botucatu, para conhecer de perto o projeto do Parque da Represa do Rio Pardo. A cidade, que é Município de Interesse Turístico (MIT), teve um aumento na arrecadação do Imposto Sobre Serviços (ISS) em hotelaria de mais de 50% e uma taxa média de ocupação dos hotéis de cerca de 70%.

“A cidade de Botucatu conta com o Turismo Cultural, o Turismo de Estudos e Intercâmbio e o Ecoturismo e Turismo de Aventura, com ênfase para o Turismo de Observação de Aves, e ainda possui ferramentas essenciais para o Turismo Náutico com a criação do projeto do parque”, disse o secretário de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena.

Para conhecer melhor o projeto, o secretário participou de uma apresentação realizada na Prefeitura de Botucatu, pelo gerente de projetos, Rodrigo Michelin; onde também participaram a secretaria adjunta de Turismo, Roberta Sogayar; o secretário de Governo, Fabio Leite e o consultor da Invest SP/Setur- SP, Luis Sobrinho.

O projeto consiste em três etapas, onde a primeira é represa de captação, que armazenará o volume de água e tem previsão ainda para 2023. A segunda etapa está ligada à Avenida Odilson Cassetari, que conecta a rodovia vicinal Gastão Dal Farra ao complexo do Véu da Noiva, que já está totalmente pavimentada e receberá também uma ciclovia rural de terra, estimulando a prática do ciclismo na região. A etapa 3 já está acontecendo com a barragem de captação de água e não de energia.

A represa está localizada em uma área desapropriada pelo prefeito Mário Pardini e um espaço cedido pela Sabesp, que totalizam juntos 80 mil metros quadrados, a área cedida pela Sabesp será o único acesso público para a represa.

Segundo o secretário de governo, Fábio Leite, o projeto é uma parceria entre Governo do Estado de São Paulo, Prefeitura Municipal de Botucatu e Sabesp. “A construção da represa servirá para acumular água e fazer o controle hídrico do município e da região. A ideia é que se tenha um grande centro de eventos e de lazer integrado à barragem”, concluiu.

A barragem terá 566 metros de extensão, profundidade entre 15 e 20 metros e capacidade para comportar 10 bilhões de litros de água. Após a finalização das obras, é possível que seja realizada a prática de esportes náuticos sem motor, como por exemplo, o barco a vela e o remo. (Da Secretaria do Estado).

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes