A pandemia provocou um clima de incerteza global, o turismo também foi afetado, mas está surpreendendo, em especial os seguimentos ligados à natureza, destinos rurais e mais isolados são um dos preferidos de quem quer viajar neste momento. Muitos países estão fechados ou com maiores restrições para o turismo internacional, os brasileiros estão buscando viajar para locais mais próximos e que se sintam mais seguros.
De acordo uma entrevista publicada por Paula Carreirão no Blog: Atendimento ao Viajante, Tiago Lima CEO e fundador da Trip Tri Destinos, a procura por destinos menos conhecidos e/ou ligados à natureza está crescendo bastante. As pessoas estão preferindo locais com menos aglomeração e lugares abertos, o que coloca na nossa região turística em destaque e na tendência ao maior desenvolvimento turístico. Por este motivo, reforço a necessidade de um olhar técnico “preparado” e profissional da área, é importante um plano de ação bem estruturado, seguindo as regras sanitárias, processos da economia criativa, turismo de experiência, atrelado à atividade sempre responsável.
Turismo é coisa séria e a cada dia observamos sua força e destaque ao aquecimento econômico.
O setor está passando por reformulação “adequações”, mas já aponta que crescerá cada vez mais, especialmente dentro do próprio país “turismo doméstico”. Aos empresários do setor e municípios com interesse turístico recomenda-se possuir um bom planejamento “teoria e prática”, segundo afirma Ana Carla Moura – Coordenadora geral do PRT / Programa de Regionalização do Ministério do Turismo “Turismo é conexão. E ainda: “ninguém faz turismo sozinho”; um dos segredos ao sucesso da regionalização é justamente a sinergia entre os principais atores. Se adequar as novas procuras e aprimorar seus produtos turísticos com máxima dedicação e respaldo técnico no setor sai na frente quem investir com maior interesse na qualificação. É importante destacar que “quantidade não é qualidade”. Ficar em alerta e se preparar para receber os novos turistas é uma atitude para ontem. A infraestrutura local e regional deve ser planejada e organizada para que a experiência seja boa e que esses novos visitantes sejam conquistados.
Já que estamos falando sobre a forte tendência do setor, apresento uma riqueza regional, que tem ganhado o gosto dos turistas regionais e do estado. E a Quilombaria Empório Rural, localizada dentro da Reserva Ecológica Sete Nascentes Bofete, SP, apenas a 5 km da Rodovia Castelo Branco, aberta aos sábados, domingos e feriados, das 08h30 às 17h30 (respeitando sempre os decretos do Estado e Município referente as fases – COVID-19). O local oferece boa comida, produtos regionais, aconchego e uma paisagem de tirar o fôlego.
Há produtos da “Eco Fazenda do Quilombo”, fazendo parte do complexo. Os produtos são geleias sazonais, ovos caipira, pães artesanais, iogurte e cesta de hortaliças, tudo preparado com maior carinho.
Também é possível realizar trekking sobre águas; é uma aventura que idealizada com um propósito: imersão em uma natureza bela e pura. O passeio repleto de aventura com aproximadamente 7 km de ida e volta, o ponto final é na Cachoeira Kairós. O trekking é realizado somente com agendamento prévio. Ele segue com acompanhamento de profissional de turismo especializado no seguimento e equipe. O local oferece outras trilhas de fácil acesso com sinalização para melhor orientar os visitantes.
A Casa Gabiroba é uma opção de hospedagem no local com convite perfeito para ficar no meio da natureza.
Um local fantástico, repleto de vivências e experiências sensacionais, super-recomendo! Pratique turismo regional e conheça lugares incríveis da região turística do Polo Cuesta SP.
Maiores informações:
Site: www.ecofazendaquilombo.com.br/quilombaria
Facebook: quilombariaemporio
Instagram: @quilombariaemporio
Por Milene Moreira – Especialista em Planejamento Turístico.
CEO – M&M Assessoria e Consultorias Turísticas.
WhatsApp (14) 99689-9102.