Nesta semana, o 14News foi procurado por alguns motociclistas que defendem a implantação de pontos de parada para que possam trabalhar nas ruas, mas com alguma estrutura como água, banheiro e ponto de carregamento de celulares, que são ferramentas de trabalho desses profissionais que atuam como autônomos.
Uma carta encaminhada ao site diz o seguinte: “hoje somos bem elogiados pelo momento que estamos passando de pandemia e pela luta que enfrentamos em meio ao lockdown, que existiu em nossa cidade, mas em nenhum momento deixamos de vestir nossa camisa, e fomos para cima apoiar a todos que necessitaram de nosso trabalho, este que continua sendo de tamanha importância para nós que sobrevivemos dessa profissão e aos clientes. Também é uma atividade perigosa, mas também maravilhosa na prestação de serviço.
Poderíamos ser um pouco mais valorizados, pois hoje nós motoboys de aplicativos, não temos uma base para que possamos nos esconder do sol, da chuva e frio quando não estamos em momento de entrega. Nesses locais poderiamos carregar os aparelhos celulares que hoje se tornaram nossa importante ferramenta de trabalho, além de um banheiro digno, pois onde vamos existe a placa: exclusivo para clientes. Isso sem contar outras situações que enfrentamos, porém mesmo passando por tudo isso não deixamos de servir a todos com muito carinho e respeito.
Somos também cobrados quando alguns profissionais na tentativa de ser mais ágil tentar cortar algum caminho no trânsito parado. Sabemos que isso é extremamente errado e nada justifica, mas muitas das vezes que fazemos isso é pelo fato de uma entrega estar atrasada e quem pede algo – seja um alimento, remédio ou algo do tipo – não entende que em Botucatu é complicado andar na cidade. Então se você atrasada acaba lhe prejudicando ou até mesmo recebemos ofensas quando chegamos atrasados com a entrega do cliente. Já ouvimos até frase do tipo: “pela demora você que estava trabalhando na cozinha, né?”.
Nós motoboys vimos pedir a todos que nos vejam com outros olhos e que as autoridades de Botucatu possam nos apoiar. Se possível nos dando um minuto de atenção, pois teríamos muito para conversar e expor sobre nossas necessidades. Não pedimos muito neste momento. Uma base para nós e nossas motos já seria o bastante. Deixamos aqui os nossos agradecimentos. E esperamos um retorno das autoridades. (Fim da carta). (Do 14News – foto da capa: ilustrativa).