A Semana Nacional do Trânsito, realizada entre os dias 18 e 25 de setembro, reforça em todo o país uma mensagem fundamental: mais importante do que chegar rápido é chegar com vida. Em Botucatu, os resultados registrados ao longo da última década mostram que a construção de um trânsito mais seguro vem produzindo resultados concretos.
Dados do Infosiga, sistema do Governo do Estado de São Paulo que reúne informações sobre sinistros de trânsito com vítimas fatais, apontam uma importante redução no número de mortes no trânsito no município ao longo dos últimos dez anos. Na comparação do período, a redução representa mais de 140 vidas preservadas.
O resultado ganha ainda mais significado quando observado sob a perspectiva das crianças e adolescentes. Desde 2022, Botucatu não registra mortes no trânsito envolvendo pessoas de 0 a 15 anos, de acordo com os dados do Infosiga.
Os números reforçam a importância de políticas permanentes de segurança viária, que envolvem educação, fiscalização, engenharia de tráfego, orientação aos usuários e presença preventiva nas ruas.
É justamente esse conceito que norteia a campanha municipal da Semana Nacional do Trânsito deste ano: “Na faixa, a preferência é da vida”. Com a mensagem “A criança aprende a atravessar; o adulto precisa aprender a parar”, a campanha chama a atenção para uma responsabilidade que precisa ser compartilhada por todos.
A criança é ensinada a parar, olhar e esperar antes de atravessar. Ao condutor cabe reduzir a velocidade, estar atento e respeitar a preferência do pedestre. São comportamentos simples, mas que podem representar a diferença entre um deslocamento seguro e uma tragédia.
A ausência de mortes de crianças e adolescentes de 0 a 15 anos desde 2022 também reforça a necessidade de manter e ampliar as ações de educação para o trânsito, especialmente no entorno das escolas.
Para a SEMUTRAN, cada número representa muito mais do que uma estatística, representa uma vida, uma família.
“Quando falamos em redução de mortes no trânsito, estamos falando de famílias que não precisaram enfrentar a perda de uma pessoa querida. Estamos falando de vidas preservadas. E quando olhamos para as crianças e adolescentes, esse resultado nos mostra que precisamos continuar trabalhando para que nenhuma família precise perder um filho, um neto ou um irmão em um sinistro de trânsito”, destaca Rodrigo Fumis, Secretário Adjunto de Assuntos de Transporte Coletivo e Trânsito.
A Semana Nacional do Trânsito é também um momento para reconhecer os avanços e principalmente reafirmar o compromisso com aquilo que ainda precisa ser feito.
A redução das mortes demonstra que é possível transformar a realidade do trânsito quando o Poder Público e a sociedade trabalham na mesma direção, entretanto cada vida perdida ainda representa uma perda que não pode ser normalizada.
Por isso durante a Semana Nacional do Trânsito o Município de Botucatu reforça sua mensagem para motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres:
Na faixa, a preferência é da vida.
Desacelere. Seu bem maior é a vida.





