Desde 2015 | A informação começa aqui!

Detran inicia atendimento de 11 serviços pelo WhatsApp

O cidadão pode agora acessar serviços do Detran.SP pelo WhatsApp. Já estão disponíveis 11 itens relacionados à habilitação e veículos. Dentre eles, estão os mais demandados pelo usuário: renovação e segunda via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), licenciamento e transferência de propriedade de veículo.

O atendimento é totalmente automatizado e resolutivo. O que o cidadão já faz pelo aplicativo do Poupatempo, por exemplo, ele consegue agora fazer pelo WhatsApp. Com uma vantagem: uma interface mais fácil, permitindo um atendimento rápido. É o Detran.SP cada vez mais digital.

“Esse é um novo passo para oferecer um serviço de qualidade e de maior agilidade. Os serviços estão disponíveis pelo WhatsApp 24 horas nos sete dias da semana. É o que o cidadão espera de nós”, afirmou Neto Mascellani, diretor-presidente do Detran.SP. “Queremos atender de forma simples, sem burocracia, proporcionando uma boa experiência para o usuário”, completou.

Contato

Para utilizar, o usuário pode salvar o contato do Detran.SP via WhatsApp 11 2178-9494 ou, pelo portal, clicar no link que direciona para o aplicativo. Ao enviar a primeira mensagem, o retorno automático virá com as opções CNH e Veículos. Depois de escolher, o cidadão receberá o leque de serviços disponíveis e precisará digitar o número correspondente ao serviço desejado.

Sobre a CNH estão disponíveis os seguintes serviços: consulta de pontos, renovação, alteração de endereço, segunda via, início do cumprimento de suspensão, rebaixamento de categoria, alteração de dados. Relacionados a veículos são: licenciamento digital, pesquisa de débitos e transferência veicular.

“A intenção de disponibilizar os serviços pelo WhatsApp vem desde o início da transformação digital. Mas é um processo longo. Nós trabalhamos primeiro para disponibilizar os principais serviços nos canais já existentes e em seguida focamos na contratação e revisão de fluxos para desenvolvermos os serviços dentro desse novo canal”, explicou Ilídio Machado, diretor de atendimento do Detran.SP.

Em seguida, o cidadão precisa confirmar alguns dados para sua identificação, sendo direcionado à página do login.sp onde deverá informar cpf e senha – como faz no Portal e App do Poupatempo. Para cidadãos não cadastrados no login.sp é possível iniciar o cadastro na aba “CADASTRE AQUI”. Já para quem possui cadastro, mas não lembra a senha, acesse “ESQUECEU A SENHA” para recuperar o acesso.

Orientações

Para o cidadão realizar o serviço que deseja é importante que os dados cadastrais estejam atualizados na base do Detran.SP, como por exemplo endereço, CEP e telefone celular.

Para fazer a mudança de endereço da CNH no mesmo município, a alteração pode ser feita de forma digital pelo WhatsApp, portais do Detran.SP e Poupatempo, ou ainda, aplicativo Poupatempo Digital. A alteração é consistida com a base de dados da Secretaria da Fazenda, onde é necessário que o cidadão seja titular de conta de consumo (energia, água/esgoto, gás ou telefone) emitida há pelo menos 15 dias no novo endereço.

Quando a consistência não é possível ou o cidadão precisa informar uma mudança de cidade ou estado, é necessário comparecer presencialmente a uma unidade de atendimento.

O agendamento é feito pelos canais digitais do Poupatempo. Pelo portal do Poupatempo, acesse a aba Transferência de CNH em Demais serviços de CNH e agende o serviço.

Por fim, para quem mudou somente de número de celular, basta somente o cidadão acessar o portal do Detran.SP, na área “Meu Cadastro” e incluir o contato em campo específico e pronto! (Da Assessoria).

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também