26 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

14% dos acidentes com a rede elétrica acontecem na agricultura

Acidentes na agricultura representam 14% das ocorrências na área de concessão da CPFL Energia, que compreende 687 municípios. Na maioria dos casos, os acidentes envolvendo a rede elétrica acontecem durante a execução de atividades agrícolas e provocam danos ao sistema elétrico e a interrupção no fornecimento de energia para a população, mas nos casos mais graves colocam muitas vidas em risco. Na agricultura, acidente com pulverizador é o mais comum, seguido por contato com a rede em cima da colheitadeira e colheita manual de frutas.

Muitas ocorrências, se não todas, poderiam ser evitadas com a adoção de medidas de prevenção e de treinamentos básicos de empresas e fornecedores. Desta forma, por meio da campanha Guardião da Vida, duas grandes empresas se juntaram em prol da segurança dos trabalhadores de campo e agricultores: CPFL, uma das maiores empresas de energia do país, e a Massey Ferguson, referência mundial em maquinários agrícolas.

O objetivo da parceria é ajudar a evitar acidentes com a rede elétrica no campo e disseminar dicas de conscientização com o movimento que já ajuda clientes e comunidades com adoção de atitudes mais seguras, como parte responsável pela vida de outras pessoas, por meio de pequenas práticas do dia a dia.

“Em nossas campanhas de Guardião da Vida, emprestamos a força da marca do Grupo CPFL para alertar a população sobre os potenciais riscos ao seu redor. A energia elétrica é fundamental para o desenvolvimento da sociedade, mas precisa ser manipulada com os cuidados necessários, o nosso papel, como uma Companhia responsável e respeitosa, é esclarecer isso”, afirma Camila Pikunas, Gerente de Marketing e Relacionamento do Grupo CPFL.

“Quando falamos, em nosso movimento, que ‘de guardião para guardião, informação salva vidas’, queremos incentivar o cuidado uns com os outros, em uma cultura de interdependência. Poder unir forças com a Massey Ferguson materializa o nosso jeito de ser e o compromisso genuíno das duas marcas com a segurança”, finaliza.

“Temos o agricultor no centro de tudo o que fazemos. Estamos ao lado dele no dia a dia e sabemos da importância de tomar medidas de proteção e segurança nas operações do campo. Por isso, promovemos campanha de segurança no campo e apoiamos o movimento ‘Guardião da Vida’, que visa salvar vidas por meio da conscientização, levando mensagens e orientações que ajudam a evitar acidentes com redes elétricas em áreas rurais”, ressalta Fernanda Teixeira, Gerente de Comunicação e Customer Care da AGCO América do Sul.

Com essa parceria, a Massey Ferguson aderiu à campanha com diversas ações, como adesivos em tratores com alertas para a prevenção de acidentes, além de dicas de como agir se ocorrer um acidente. Cartazes, banners em site, flyers e posts em redes sociais também foram adotados, além de um episódio inédito do “Papo Massey”, com a participação de Marcos Victor Lopes, Gerente de Saúde e Segurança do Grupo CPFL.

O movimento Guardião da Vida, lançado em 2019 pela CPFL, é aberto a todos. Os materiais são gratuitos e estão no site www.guardiaodavida.com.br, um espaço que oferece vídeos, textos, parcerias com influenciadores do ramo e até materiais para download, para que todos possam ser Guardiões da vida.

Confira dicas de segurança no campo:

Em caso de acidente próximo à rede elétrica, sempre dar preferência para não descer do veículo e acionar a distribuidora, somente descer depois que a rede estiver desligada.

Se precisar descer por uma situação de risco (Ex.: veículo começa a pegar fogo): Descer do veículo de forma que ao colocar o pé no chão, não esteja em contato com nada ao seu redor, inclusive o veículo, (pular o mais longe possível e cair com os pés juntos ou em um pé só)

Atenção ao passar com o trator perto da rede elétrica porque, em caso de colisão, um choque pode ser fatal. Em caso de colisão com fios e cabos derrubados, não desça do trator. Acione o Corpo de Bombeiros pelo 193;

Torres, postes e os cabos de aço que prendem os postes ao chão são um risco para quem utiliza veículos e máquinas nas áreas de colheita. Fique sempre atento.

Na irrigação, nunca direcione os jatos para a rede elétrica. Cuidado ao manobrar qualquer tipo de equipamento com as hastes levantadas. Elas não devem atingir os fios! Isso pode causar acidentes graves.

Sobre a CPFL Energia. A CPFL Energia, há 109 anos no setor elétrico, atua nos segmentos de distribuição, geração, transmissão, comercialização e serviços. Desde 2017, o Grupo faz parte da State Grid, estatal chinesa que é a segunda maior organização empresarial do mundo e a maior empresa de energia elétrica, atendendo 88% do território chinês e com operações na Itália, Austrália, Portugal, Filipinas e Hong Kong.

Focada em uma forma mais sustentável de produzir energia, tem na CPFL Renováveis uma das maiores empresas de geração da América Latina a partir de fontes alternativas, com um portfólio baseado em fontes limpas como grandes hidrelétricas, usinas eólicas, térmicas a biomassa, Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH) e usina solar. Em geração, é a terceira maior agente privada do País, com capacidade instalada de 4.303 MW.

Com 14% de participação, a CPFL Energia é uma das maiores empresas no mercado de distribuição, totalizando mais de 10 milhões de clientes em 687 cidades, entre os estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná. Na comercialização, é uma das líderes no mercado livre, com participação de mercado de 4%. É líder na comercialização de energia incentivada para clientes livres entre as comercializadoras.

A CPFL Energia possui ações listadas no Novo Mercado da B3. O Grupo também ocupa posição de destaque em arte e cultura, entre os maiores investidores brasileiros, por meio do Instituto CPFL.

(Da Assessoria de Imprensa CPFL).

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes