30 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Mulheres celebram conquistas femininas em roda de conversa

Na segunda-feira (25), O Grupo “Terezas de Benguela” de Botucatu (SP) realizou roda de conversa para celebrar o Dia da Mulher Negra e Dia de Tereza de Benguela buscando ressaltar as conquistas femininas e a importância dos seus papéis político-sociais.

A organização foi do grupo que leva o nome da líder feminina. Trata-se de um coletivo de mulheres que busca o empoderamento feminino e a valorização da mulher negra.

Teresa de Benguela foi uma líder quilombola que viveu em lugar incerto, mas sabe-se que o Quilombo do Piolho, no qual liderou, estava às margens do rio Guaporé, localizado na cidade de Vila Bela da Santíssima Trindade, atual estado de Mato Grosso.

Ela foi a primeira mulher a assentar praça em uma unidade militar das Forças Armadas, e a primeira combatente pelo país, no ano de 1823. Para se alistar, ela usou o nome do cunhado, ficando conhecida como soldado Medeiros.

Com a morte de José Piolho, Tereza se tornou a líder do quilombo, e, sob sua liderança, a comunidade negra e indígena resistiu à escravidão por duas décadas. O Quilombo do Quariterê abrigava mais de 100 pessoas, com destacada presença de negros e indígenas.

O momento de reflexão e troca de ideias em Botucatu ocorreu na Pinacoteca, que neste ano realizou exposição em torno do tema.

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes