Em mais uma ação do Grupo de Trabalho Saúde e Bem-Estar da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB/UNESP), criado em dezembro de 2023 com objetivo de atuar na promoção da saúde global da comunidade acadêmica, terá início no próximo dia 12 de maio, uma série de encontros intitulada “Histórias para Despertar”. A iniciativa é uma promoção conjunta com o NUMIS – Núcleo de Movimento, Inclusão e Saúde e com a empresa Caleidoscópio – Arte para Saúde e Educação.
As atividades são abertas a servidores técnico-administrativos, docentes, alunos e a qualquer outro interessado. Os encontros acontecerão sempre às segundas-feiras, de 12 de maio a 23 de junho, das 12h30 às 13h45, na Central de Aulas da FMB. O evento é gratuito e sem necessidade de inscrição prévia.
De acordo com os organizadores, o “Histórias para Despertar” permitirá aos participantes vivenciarem momentos especiais de acolhimento, descompressão, trocas e reflexão. Os encontros utilizarão a arte narrativa como recurso para estabelecimento de ambientes mais acolhedores e abertos à potencialidade dos indivíduos que desenvolvem atividades nas áreas da saúde.
A artista/educadora da Caleidoscópio, Cristiana Souza Ceschi, atua há mais de 10 anos com arte no campo da saúde em ambiente de cuidado. Ela trabalha como contadora de histórias para pacientes, acompanhantes, colaboradores e em cursos e workshops para graduação e pós-graduação que levam a arte e as humanidades para dentro do universo da medicina.
“A prática médica exige uma base sólida de valores e um contato muito profundo com a condição humana. Nosso convite é que as pessoas venham participar desses nossos encontros com a arte, onde serão trabalhadas percepções, sensorialidades, qualidades que elas nem imaginam que possuem. Uma investigação sensível que contribuirá para sua saúde existencial. Venham experimentar”, convida a especialista.
Confira os temas a serem abordados nos encontros:
12/05 – Despertando a presença
19/05 – Despertando a leveza
26/05 – Despertando a escuta
02/06 – Despertando a palavra
09/06 – Despertando o pertencimento
16/06 – Despertando a compaixão
23/06 – Despertando a individualidade
