No sábado, 19 de outubro, a Arte e Convívio realizou a abertura da Mostra e o Lançamento do Livro com o tema “Loucura com Amor de Cura” na Pinacoteca de Botucatu.
Na oportunidade, as pessoas puderam conferir o dia a dia do trabalho de criação dos assistidos da saúde mental. O objetivo é desconstruir junto à população botucatuense o lugar estigmatizado da Loucura e dialogar com a sociedade que ela faz parte da constituição humana. Mostra que dentro da loucura de cada um há solo fértil para florir e se refazer.
Estiveram na exposição representante do Ministério da Saúde Prof. Dra. Ana Luisa Aranha e Silva (Departamento de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas – DESMAD/SAES/MS), Anatalina Lourenço da Silva – Chefe da Assessoria de Participação Social e Diversidade, representado o Sr. Luiz Marinho (ministro do Ministério do Trabalho e Emprego/ MTE), Deputada Estadual Marcia Lia, representante do CONAMAM (Coletiva Nacional de Mulheres Antimanicomiais) Monica Cruveli e Leonardo Pinho (representante titular) e Moacyr Miniussi Bertolino Neto (representante suplente) da Frente Estadual Antimanicomial São Paulo.
De Botucatu também falaram Marcelo Sleiman (vereador) que encaminhou emenda para a Associação), Maria Cristina Pereira Lima (Kika) -Diretora da FMB; Docente do Departamento de Neurologia, Psicologia e Psiquiatria da FMB e Fernanda Labanca do Conselho Municipal de Saúde de Botucatu.
Com curadoria de Deborah Mendes, Alessandra Sanches, Elen Zaponi e Maria Della Coletta, a exposição apresenta os artistas da Associação Arte e Convívio que através de um trabalho diário de geração de trabalho e renda através da arte descobrem suas potencialidades e se lapidam em seu oficio.
“Imbuídos na luta Por Uma Sociedade Sem Manicômios, esse coletivo busca sensibilizar os visitantes a entrarem em contato com o potente lugar que a liberdade de expressão e o cuidado em liberdade proporcionam”.
“Aproveitando a oportunidade, convidamos vocês ao lançamento do livro “Loucura com Amor se Cuida” que permite ao leitor compreender um pouco do processo dessa Mostra e do trabalho realizado nos bastidores”.
A Exposição acontece de 19 de outubro de 2024 a 02 de março de 2025 na Pinacoteca de Botucatu.