Nessa sexta-feira (20), a Prefeitura de Jahu, por meio da Secretaria de Saúde, realiza Mutirão de Limpeza nos bairros Jardim Santa Rosa, Jardim São Francisco e Jardim Itamarati, com objetivo de combater acúmulo de lixo e de materiais que são potenciais criadouros do mosquito Aedes Aegypti.
“Se destinarmos o lixo em local apropriado, estamos evitando esses criadouros. Estão ocorrendo muitas pancadas de chuva e chuvas fortes nesse mês, e a água dessas chuvas acumulam em qualquer tipo de recipiente. Equipes de combate a dengue têm realizado mutirão de limpeza em diversos bairros, mas, mesmo assim, precisamos da ajuda da população. Evitem jogar lixo a céu aberto e não deixem acumular lixo em suas residências. Em um único local que tenha água parada, a fêmea do Aedes Aegypti pode depositar 100 ovos, que, posteriormente, se tornarão mosquitos”, reforça a secretária de Saúde Interina, Márcia Nassif.
No final de ano, normalmente, as pessoas estão preocupadas em organizar reuniões em família, comprar presentes e cuidar dos preparativos para a ceia de Natal. Mas elas não devem se descuidar de uma endemia que é a mais presente no período das chuvas: a dengue.
“Muitas pessoas viajam nesse período de festas e férias para cidades praianas e outros Estados. Solicito que usem repelente. Evitem trazer doenças para nossa cidade. Todos devem e podem se divertir, mas com responsabilidade, pensando no próximo e em sua família, pois a dengue pode matar. Precisamos do cuidado de cada cidadão com o seu quintal, pois, durante as visitas casa a casa realizadas pelos agentes de controle de endemias, muitos focos de dengue têm sido encontrados em vasos de planta, ou seja, dentro das residências. É fundamental que todos estejam vigilantes”, pontua a secretária.
Alguns cuidados simples podem ser realizados para prevenção e combate ao Aedes Aegypti:
- utilize telas em janelas e portas, use roupas compridas, e, se vestir roupas que deixem áreas do corpo expostas, aplique repelente nessas áreas;
- fique, preferencialmente, em locais com telas de proteção, mosquiteiros ou outras barreiras disponíveis;
- tampe os tonéis e caixas d’água; mantenha as calhas sempre limpas;
- deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;
- mantenha lixeiras bem tampadas;
- deixe ralos limpos e com aplicação de tela;
- limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;
- limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;
- retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa;
- cubra e realize manutenção periódica de áreas de piscinas;
- limpe ralos e canaletas externas; atenção com bromélia, babosa e outras plantas que podem acumular água;
- deixe lonas usadas para cobrir objetos bem esticadas para evitar formação de poças d’água;
- verifique instalações de salão de festas, banheiros e copa;
- cuidado com os pneus que ficam velhos e acumulando água da chuva;
- acondicione o lixo em sacos plásticos bem fechados;
- não jogar lixo em terrenos baldios.
(com assessoria)