A Disciplina de Oftalmologia da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB/Unesp) realizou no dia 01 de abril (sábado), um mutirão de prevenção a cegueira e de detecção de alterações oculares decorrentes da Covid-19. Até às 11h, 200 pessoas receberam as fichas de atendimento, na Central de Aulas da FMB, no campus da Unesp, em Rubião Júnior. As demais deixaram os seus nomes para o próximo evento que será agendado.
A ação marca o início do Abril Marrom, mês da campanha de conscientização da população para a prevenção da cegueira.
A realização periódica de exames oftalmológicos é fundamental para a manutenção da saúde ocular e detecção de enfermidades como catarata, glaucoma e retinopatia diabética. Essas doenças são importantes causas da cegueira. Por isso, fazer o diagnóstico cedo é a melhor forma de prevenir maiores prejuízos.
O evento deste sábado foi aberto a qualquer pessoa, sobretudo na faixa etária acima de 40 anos, momento em que risco de incidência do glaucoma aumenta. Para os idosos, atenção especial para o surgimento de catarata e degeneração macular. Já para os pacientes portadores de diabetes, o exame do fundo de olho é sempre da maior importância.
De acordo com os organizadores, o público-alvo é formado por alunos e funcionários da Unesp e pessoas da cidade de Botucatu. Quem contraiu Covid ou tem mais de 60 anos e tem notado diminuição da visão de longe, também foi convidado a participar.