27 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Eventos discutem a prematuridade em bebês

Na última quinta-feira, 17 de novembro, foi lembrado o Dia Mundial da Prematuridade e, para marcar esta data, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) realizou algumas atividades de conscientização, reflexão e integração durante a semana.

Após o feriado prolongado da Proclamação da República, no dia 16, algumas servidoras da UTI Neonatal do HCFMB, divididas em turnos, se dirigiram até o Hemocentro como forma de incentivo à doação de sangue, que contribui para o desenvolvimento dos bebês prematuros.

Já na quinta-feira, as atividades começaram logo pela manhã, com um café preparado especialmente para as mães de prematuros, no térreo do Salão Nobre. No final da tarde, o primeiro andar deste espaço recebeu um culto ecumênico em homenagem à data, com a presença de membros da Pastoral da Saúde Ecumênica e convidados.

Diversas religiões foram representadas nesta cerimônia: o Padre Luiz Aparecido Iauch, da Igreja Católica Apostólica Romana, o Reverendo Clayton Leal, da Igreja Presbiteriana Independente, e o médico infectologista do HCFMB Dr. Ricardo Cavalcante, representando a comunidade espírita. Com cantos, meditações e palavras inspiradas, o público presente pode vivenciar momentos de louvor e oração pelos profissionais de saúde, pelos prematuros e seus familiares.

Iniciando a parte científica do evento, a mesa de abertura foi formada pelo Superintendente do HCFMB, Dr. André Luis Balbi; pela Diretora Clínica, Dr.ª Marise Pereira da Silva; pela Chefe do Serviço de Neonatologia, Dr.ª Ligia Maria Suppo de Souza Rugolo; pelo Chefe do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da FMB, Prof. Associado Joélcio Francisco Abbade, pela médica da UTI Neonatal; Dr.ª Maria Regina Bentlin, representando o Departamento de Pediatria e pela Supervisora de Enfermagem da UTI Neonatal do HCFMB, Ma. Ana Lucia Monaro Barboza.

Ana classificou como positiva a escolha do tema do Dia Mundial da Prematuridade 2022 pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e destacou, em sua fala, os benefícios do contato pele a pele entre mães e bebês prematuros e a sua relação com o tema do evento. ”Dentre estes cuidados, está a questão do pulmão do prematuro, tema escolhido para a parte científica de nosso evento, que será, sem dúvidas, muito enriquecedora para todos nós. Agradeço a todos pela presença”.

Dr.ª Lígia salientou que 17 de novembro é um dia de vitória para os prematuros e para toda a equipe. “Nossos prematuros nos ensinam muito a lutar sempre pela vida e a não desistir diante das dificuldades, e estes aprendizados nenhum livro consegue ensinar. Agradecemos a Deus pela vocação de cuidar destes pequenos guerreiros, às famílias que confiam em nosso trabalho, aos obstetras pela parceria, a toda a equipe da UTI Neonatal pela dedicação, ao Departamento de Pediatria e aos nossos gestores, pelo apoio e acolhida em todas as necessidades do Serviço. Meu desejo é que possamos continuar exercendo uma assistência de qualidade para quem mais precisa”.

Em sua fala, Dr. André destacou a importância das parcerias para a consolidação do Hospital. “Sabemos que, sem parcerias sólidas, fica difícil uma instituição se manter. Durante estes anos de gestão, o papel dos Serviços de Obstetrícia e de Neonatologia foi muito importante, pois trouxeram contribuições fundamentais para o desenvolvimento das atividades. Agradeço muito pela convivência e pela busca constante para o aprimoramento da assistência, marca fundamental do nosso HCFMB, desde o prematuro até o idoso”.

Na sequência, houve a parte científica do evento, com uma série de palestras sobre o tema “Protegendo o pulmão do prematuro com atuação integrada”. As palestras foram ministradas por representantes de cada especialidade relacionada ao tema: Prof. Dr. Roberto A. de Araujo Costa, representando a Obstetrícia; do Prof. Associado João César Lyra, da parte de Neonatologia; a Enfermeira Ma. Natália Conteçote Russo e a fisioterapeuta Priscila Assumpção de Souza.

As atividades realizadas no Salão Nobre tiveram a organização do Serviço de Neonatologia e do Núcleo de Eventos Científicos do Departamento de Gestão de Atividades Acadêmicas (DGAA) do HCFMB, além do Departamento de Pediatria da FMB.

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes