26 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Estudo mostra que índice de isolamento social em Botucatu é de apenas 46%

Uma iniciativa de um grupo de pesquisadores, liderado pelo professor Júlio Croda, tem medido o isolamento social através do monitoramento de sinais de celulares.

Em termos simples, eles identificam se os celulares estão se movendo pouco (indicando isolamento) ou muito (indicando mobilidade) ao longo do dia.

Até essa quinta-feira (03) registraram média de 59% de isolamento na cidade de São Paulo, Capital, e somente 46% em Botucatu.

É consenso entre pesquisadores e técnicos da Secretaria de Saúde do Estado que a menor adesão do interior ao isolamento reflete uma falsa sensação de segurança. No entanto, em todo o estado, internações por doença respiratória grave cresceram 5 vezes em relação ao mesmo período de 2019.

Esse crescimento começa a ser revertido na capital (devido ao isolamento social), mas se mantém intenso no interior.

“A mensagem é clara: fiquem em casa. Pela sua saúde e pela saúde das outras pessoas. Um gesto de cidadania que deve ser feito por nós e que também precisa ser reforçado por bancos, supermercados, e outros estabelecimentos que continuam exercendo suas funções!”, informou o prefeito de Botucatu, Mário Pardini.

Nesta sexta-feira (03) idosos que foram receber salários ficaram conversando por longo tempo na praça Emilio Peduti (Bosque), em Botucatu.

Minoria, mas algumas empresas como cafés abriram as portas e oferecem serviços de entrega.

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes