25 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Entenda a diferença entre Covid-19, resfriado e gripe

-Infecção tem sintomas semelhantes aos da gripe e do resfriado. (Fernando Frazão/EBC)

O novo coronavírus (Covid-19) tem sintomas semelhantes a outras síndromes como resfriado e gripe. Por causa dessa condição, muitas vezes pacientes podem se confundir em relação à sua condição, o que pode gerar problemas, minimizando um cuidado necessário à prevenção contra a pandemia que assola o mundo e o Brasil.

Para esclarecer as diferenças, o Ministério da Saúde elaborou materiais de divulgação explicando cada uma das síndromes e como os sintomas se manifestam. No caso da febre, por exemplo, a ocorrência dela é comum em casos de Covid-19 e de gripe, mas rara em resfriados.

Os espirros são comuns em resfriados, mas raros tanto em gripes quanto em Covid-19. O nariz entupido aparece frequentemente em resfriados, às vezes em gripes e, raramente, em casos do novo coronavírus. A dor de cabeça é rara em resfriados, comum em gripes e pode surgir em infecções pelo novo coronavírus.

Quando uma pessoa estiver com sintomas correspondentes à Covid-19, é importante seguir as orientações do Ministério da Saúde e procurar um posto de saúde para obter orientação médica quanto às medidas.

IMAGEM:

APP AJUDA

O SUS desenvolveu um aplicativo que comunica informações sobre o COVID-19 e ainda realiza uma triagem virtual, indicando se é necessário ou não a ida a hospitais.

iOS: baixar.

Baixar: Google Play.

DESTAQUES:

NOTA SOBRE ITATINGA (SP)

“Uma das prioridades do Governo Municipal é a Saúde e diante da ameaça do coronavírus, que ainda não chegou em nosso município. Nesse sábado, o prefeito municipal convocou uma reunião com os diversos setores em seu Gabinete. Estiveram presentes os representantes de vários setores: a primeira-dama Rute, o Diretor da Saúde o Sr. Carlos e esposa, Valéria, Secretaria Adjunta de Botucatu, Dra. Sônia, Enfermeiras Talita das UBSs e Tamara do Hospital, Ângela Negrão representando o setor de Epidemiologia, Diretor da Educação Dr. João Rafael, Dr. Lázaro e esposa, a Dona Lola, a Assistente Social Aline, o Diretor de Esportes Fernando Rochel, as representantes do Asilo, a Assistente Social Fernanda e Enfermeira Renata, e o Chefe de Gabinete Lucas Bach. O objetivo da reunião foi assegurar métodos de prevenção e estratégias de atendimento para garantir a segurança dos munícipes. Na segunda-feira, estaremos informando um número de telefone, que ficará exclusivamente para atender as dúvidas sobre o coronavírus. Pedimos à população que procure os serviços de saúde somente em casos relevantes, evite visitas ao Asilo e qualquer lugar que possa ter aglomeração de pessoas. Lembrando que, não temos nenhum caso em nosso município, mas que a melhor arma é a prevenção. Todas as estratégias de prevenção será divulgada através de panfleto, e-mail da Prefeitura, carro de som e na Rádio FM Feliz Cidade.
Maiores informações:
Chefia de Gabinete Telefone: Lucas Bach (14) 3848-980
Diretoria de Educação e Cultura, E-mail: educacao@itatinga.sp.gov.br ou Telefone: (14) 3848-1382.
Diretoria de Esporte e Lazer, E-mail: esporte@itatinga.sp.gov.br, Telefone: (14) 3848-1127.
Diretoria do Fundo Social, Telefone: (14) 3848-9800.
Diretoria de Saúde, E-mail: saude@itatinga.sp.gov.br, Telefone: (14) 3848-1515.
Diretoria de Vigilância Sanitária, E-mail: vigilancia@itatinga.sp.gov.br, Telefone: (14) 3848-2724.
Asilo 38481574
Contamos com a colaboração de todos para que evitem lugares com aglomerações e lavem as mãos ou usem álcool gel várias vezes por dia”.

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes