28 de março de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Doação de sangue: em cada gota, um oceano de esperança

Desde 1964, o dia 25 de novembro tornou-se mais do que apenas uma simples data no calendário: transformou-se em uma celebração da solidariedade e do amor ao próximo que corre nas veias e no coração de muitos brasileiros. O Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado ontem, relembra a importância deste gesto que pode salvar até 4 vidas, mas que é realizado somente por cerca de 1,8% da população brasileira, conforme informações do Ministério da Saúde.

Gerente do Hemocentro do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), Andrezza Belluomini Castro, destaca que a doação de sangue requer entrega, disciplina, responsabilidade, compromisso e, principalmente, solidariedade. “Este gesto traz benefícios aos hospitais, aos pacientes e à sociedade, além de ser uma segurança ao cidadão que, a qualquer momento, pode necessitar de uma transfusão. As pessoas que não tem condições de doar também podem contribuir, conscientizando outras pessoas sobre a importância e necessidade da doação”.

O Ministério apontou ainda que, em 2020, as doações de sangue tiveram uma diminuição de 10% no Brasil, e a pandemia da Covid-19 foi uma das principais causas desta queda. “Esta foi uma realidade que vivenciamos no nosso HC e também em outros centros, repercutindo em níveis críticos no estoque de diferentes tipos sanguíneos. Como não há substituto para o sangue, dependemos dos doadores para manter um estoque seguro”.

Solidariedade de pai para filho

Leonel Benedicto Soler é servidor aposentado da Unesp e realiza doações de sangue regularmente desde 1990. Para ele, fazer este gesto de amor é uma grande honra. “No início, você fica preocupado se vai doer, se vai ou não desmaiar, se a agulha é grossa. Porém, com o tempo, você percebe a simplicidade deste gesto, o quanto ele é seguro e faz bem ao próximo. Enxergo a doação como um presente maravilhoso de Deus agindo em minha vida”.

Presente que Leonel não quis guardar somente para si, mas que fez questão de passar de geração para geração. O filho Alex Amaral Soler, que trabalha como bombeiro civil no HCFMB, seguiu os passos do pai e também faz questão de doar sangue regularmente.

“Há exatos 15 anos, quando comecei a trabalhar na Manutenção do Hospital, tive a oportunidade de realizar uma atividade no Hemocentro. Ao chegar, já senti a energia daquele local, a alegria dos funcionários na recepção dos doadores e pude presenciar de perto o quanto é simples e seguro o processo, e isso foi o que me encorajou, naquela mesma semana, a ser doador de sangue e plaquetas. Vejo a doação não apenas como um gesto nobre, de amor ao próximo, mas como uma prática simples para nós, doadores, que se torna importante para quem recebe e um sinal de esperança para seus familiares”.

Futuro educador físico, Lucas do Amaral Soler também se espelha no exemplo do pai (Leonel) para iniciar sua trajetória solidária. “Há uns 5 anos, comecei a doar sangue, mas ainda sem tanta freqüência. Pretendo continuar esta missão de amor e fazer este ato com mais periodicidade”.

Faça a sua doação!

A doação de sangue no Hemocentro do HCFMB pode ser feita de segunda à sexta, das 8h às 16h30 e, aos sábados, das 7h às 12h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (14) 3811-6041 (ramal 240) e pelo WhatsApp (14) 99624-7055 / (14) 99631-5650. “Queremos incentivar este gesto de amor, pois é maior do que imaginamos e significa muitas vidas salvas. É um ato de solidariedade e amor ao próximo e que contribui para o equilíbrio do sistema de saúde”, encerra Alba Cristina Albano, enfermeira técnica responsável pelo Hemocentro.

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes