A Secretaria Municipal de Saúde de Bauru e o Instituto Lauro de Souza Lima aderem ao “Janeiro Roxo”, mês de conscientização sobre a Hanseníase. Durante todo este mês as unidades de saúde do município realizarão palestras educativas para alertar sobre os sinais e sintomas da doença.
O “Janeiro Roxo” foi estabelecido em 2016 pelo Ministério da Saúde e tem como principal objetivo ser um momento para a reflexão e educação sobre a doença em todo o Brasil.
Doença infecciosa e transmissível, a hanseníase tem cura e tratamento disponível pelo Sistema Único de Saúde, o SUS. Os sintomas e sinais comuns são: lesões na pele esbranquiçadas ou avermelhadas com diminuição ou perda de sensibilidade; sensação de formigamento; fisgadas ou dormência nas extremidades (pés e mãos); caroços e placas em quaisquer lugares do corpo; perda de força muscular.
Para as pessoas que apresentarem algum desses sintomas ou que tiverem contato com algum portador da doença, a Secretaria Municipal de Saúde e o Instituto Lauro de Souza Lima organizarão no dia 25 de janeiro, sábado, das 8h às 16h, atendimento com profissionais para auxiliar na prevenção e tratamento da doença.
Quem necessitar atendimento pode comparecer em uma dessas duas unidades:
Centro de Referência em Moléstias Infecciosas – CRMI, Rua Silvério São João – Quadra 1 – Centro (ao lado do Núcleo de Saúde Centro). Telefone: 3224 2380.
Unidade de Saúde da Família Nove de Julho – Fortunato Rocha Lima. Rua Ernesto Gomes da Silva, 2-136, Parque Jaraguá. Telefone: 3237 4429.
(com assessoria)