18 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Não é preciso esperar 48h: desaparecimento deve ser avisado rapidamente

Assim que alguém desaparece o correto é logo avisar a Guarda Municipal, Polícia Militar e registrar boletim de ocorrência em uma delegacia da Polícia Civil. Não é preciso esperar 48 horas, pois essa pessoa pode se distanciar ainda mais de onde saiu.

Segundo o site Desaparecidos Brasil: “Assim que se perceber uma mudança de rotina, ou após tentativas de conseguir contato com a pessoa em questão e perguntar a parentes, amigos, namorados, vizinhos, etc., os familiares devem procurar o Departamento de Polícia mais próximo para formalizar o desaparecimento.Existe um mito de que é preciso esperar 24h, 48h para comunicar o desaparecimento. Não é necessário. Ele deve ser comunicado de imediato”, informa.

GUARDA MUNICIPAL
“Assim que a pessoa percebe o desaparecimento nós indicamos que ela faça o contato 199 (Guarda Municipal) ou 190 (Polícia Militar) para informar as características físicas, as vestimentas, e se for uma pessoa idosa – se tem algum problema de saúde; no caso de adolescente onde costuma ir, como na casa de amigos. Enfim, se a pessoa que sumiu tem hábito de ir em um bar ou algum outro local – e perguntamos a rotina da pessoa. E essa informação é irradiada para todas as viaturas. Deixamos anotado o contato do parente que se houver necessidade entraremos em contato. Isso é passado para as viaturas e o alerta fica na tela das viaturas durante 2 dias, repassando para todas as equipes para que todas tenham ciência. Orientamos também que a pessoa procure a delegacia da Polícia Civil onde o caso é incluído em um banco de dados nacional. Em qualquer local que a pessoa for encontrada, se tiver nome e documento, pode ser identificada por esse banco de dados. Se tivermos a foto passamos a todos os guardas”, explica Leandro Destro, comandante da Guarda Municipal de Botucatu.

Também é possível fazer o registro da Polícia Civil pela internet enviando a foto da pessoa que sumiu no endereço: http://www.ssp.sp.gov.br/servicos/pessoas_desaparecidas.aspx

SE FOR LOCALIZADA
Em caso de Encontro da Pessoa Desaparecida, há necessidade de registrar um Boletim de Encontro através da Delegacia Eletrônica ou no Distrito Policial mais próximo, para que seja desbloqueado o RG do desaparecido, retirada da foto, caso tenha optado por divulgá-la na internet.

Nesta terça-feira (07), em Botucatu, uma mulher com esquizofrenia que havia saído de casa sem a família perceber foi encontrada horas depois durante as buscas. O caso foi divulgado nos meios de comunicação e teve apoio das forças de segurança na localização.

CASO DALTIN
Júlio Cesar Daltin, de 66 anos, não foi mais visto em Botucatu desde o dia 23 de setembro, quando saiu de casa, na Vila Aparecida, para fazer uma caminhada no sentido da Fazenda Lageado, no campus da Faculdade de Ciências Agronômicas, e não voltou mais.

Câmeras de segurança registraram que ele saiu de casa na Rua Pinheiro Machado com boné, jaqueta preta e calça jeans.

Quem tiver qualquer informação que possa ajudar a encontrá-lo pode entrar em contato com polícias Civil, no 197, Militar no 190 ou na Guarda Municipal pelo 199.

-Julio Cesar Daltin (66) desapareceu em 23/09/2019.

Nesta terça-feira (07) a família de Daltin foi checar mais uma informação: desta vez ele teria sido visto em São Paulo. “A divulgação na mídia, sites de desaparecidos, grupos de divulgação e a busca permanente dos familiares e amigos ajuda muito. Principalmente: nunca perder a fé e a esperança”, disse Vera, esposa de Julio Daltin.

LEGISLAÇÃO
A Lei nº 13.812/2019, sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro em março, descreve no Artigo 3º que “a busca e a localização de pessoas desaparecidas são consideradas prioridade com caráter de urgência pelo poder público e devem ser realizadas preferencialmente por órgãos investigativos especializados, sendo obrigatória a cooperação operacional por meio de cadastro nacional, incluídos órgãos de segurança pública e outras entidades que venham a intervir nesses casos”.

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), de 1990, prevê no Artigo nº 87 o funcionamento de “serviço de identificação e localização de pais, responsável, crianças e adolescentes desaparecidos”.

NÚMEROS
Em 2018, foram 82.094 casos, de acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública. Foram contabilizados 39,4 desaparecimentos a cada grupo de 100 mil pessoas.

Em termos absolutos, os estados com o maior número de pessoas desaparecidas em 2018 foram: São Paulo (24.366), Rio Grande do Sul (9.090), Minas Gerais (8.594), Paraná (6.952) e Rio de Janeiro (4.619). Em termos relativos, taxa de desaparecimento por 100 mil habitantes, os maiores índices são do Distrito Federal (84,5), Rio Grande do Sul (80,2), Rondônia (75,2), Roraima (70,4) e Paraná (61,3).

COMO AGIR

  1. Tentar rastrear os últimos passos da pessoa desaparecida. Rede social, amigos, grupos, celular, na escola, no trabalho, etc.
  2. Se você possui familiares que residam em outras localidades, tente entrar em contato com os mesmos, pois muitos desaparecidos costumam se refugiar em casas de amigos ou parentes que moram em outras localidades;
  3. Converse com as últimas pessoas que tiveram contato com o desaparecido para avaliar a sua situação psicológica e emocional (estado de espírito) tentando obter uma possível indicação do motivo e/ou destino do mesmo;
  4. Entre em contato com os Hospitais, Departamento Médico Legal (DML e/ou IML) para saber se o desaparecido não sofreu algum acidente ou foi vítima de violência;
  5. Em caso de pessoas com debilidade mental, tente informar quantas vezes já desapareceu, onde foi encontrada, se estava recolhido a algum hospital ou casa de tratamento;
  6. Após, registre a ocorrência de desaparecimento da pessoa na delegacia mais próxima, fornecendo a maior quantidade de informação possível, se possível, levando consigo uma foto da pessoa desaparecida;
  7. Anote o telefone da Delegacia e o nome do investigador que ficará responsável pelo caso. Mantenha contato e disponibilize as informações que ele pedir.
  8. Procure o jornal da sua cidade. Peça publicação do desaparecimento. Faça o mesmo telefonando para as rádios e peça divulgação.
  9. Faça cartazes e distribua em locais movimentados da cidade.
  10. Avise amigos, divulgue na rede social.
  11. Após o seu cadastro no Desaparecidos do Brasil, acompanhe o caso, através do nosso e-mail.
  12. Assim que localizado, avise que a pessoa foi encontrada para darmos baixa no cadastro. Faça o mesmo nos demais locais onde pediu ajuda.

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes