O prefeito de Botucatu, Mário Pardini, esteve na manhã desta terça-feira (14), no Palácio dos Bandeirantes, onde apresentou estudo para implantação de mais 10 leitos de UTI Covid no HC, com 10 novos respiradores.
“Este é mais um trabalho preventivo, considerando possível necessidade da nossa população durante essa pandemia, mas que também contribuirá com o atendimento de toda a região, até que tenhamos uma vacina”, comentou Pardini.
“É essa ampliação da estrutura hospitalar que pode nos ajudar a manter e ampliar a flexibilização das atividades econômicas na cidade, cuidando da saúde da população, mas também da economia”.
Segundo ele, o estudo foi recebido com bons olhos pelo secretário executivo da Secretaria de Desenvolvimento Regional, Rubens Cury, “o que nos fez sair bastante otimistas”.
Ele agradeceu também a participação do Deputado Estadual Fernando Cury. “(Ele) também irá nos ajudar neste pleito e do superintendente do Hospital das Clínicas, Dr. André Balbi, que tem se esforçado todos os dias ao nosso lado nessa luta”.
Estado fez entrega de respiradores
O Governo de São Paulo distribui, nesta semana, mais 179 respiradores para hospitais de 45 cidades localizadas no interior e na Grande São Paulo, permitindo a abertura de novos leitos de UTI (Unidades de Terapia Intensiva) e, assim, garantindo atendimento casos graves provocados pelo novo coronavírus.
A destinação será feita a serviços localizados em dez Departamentos Regionais de Saúde (DRS). À região de Campinas, serão 11 equipamentos, sendo 5 para o Hospital de Campanha de Sumaré, 4 para a Santa Casa de Valinhos e 2 para a Prefeitura de Monte Alegre. No Hospital Regional de Piracicaba, 12 respiradores permitirão a abertura de 12 novos leitos de UTI.
A região de Sorocaba receberá 25 ventiladores pulmonares para fortalecimento da rede hospitalar, sendo nove para Unidades de Pronto Atendimento do município de Sorocaba, 11 para o Hospital e Maternidade Municipal de Salto, 3 à Prefeitura de Itaberá e 2 para a Santa Casa de Cerquilho.
Para o Vale do Paraíba serão 50 respiradores, no total. O Hospital de Campanha de Caraguatatuba e as Santas Casas de Cruzeiro e de Lorena receberão dez unidades cada, e também contarão com reforço as Santas Casas de Aparecida (7), Guaratinguetá (6) e o Hospital Frei Galvão, também em Guaratinguetá.
Juntas, Marília e Bauru contarão com reforço de oito equipamentos para os hospitais Santa Luzia de Duartina (2), Prefeitura de Piraju (3) e as Santas Casa de Pompeia (2) e Parapuã (1).
Ainda no interior, Araçatuba contará com mais 14 equipamentos. As Santas Casas de Araçatuba e Birigui receberão cinco cada; outros três vão para o Hospital de Campanha de Penápolis e um para a Santa Casa de Pereira Barreto. Já a Santa Casa de Barretos contará com dez respiradores e outro será enviado ao Pronto-Socorro de Gavião Peixoto, localizado na região de Araraquara.
Para a região de São José de Rio Preto, irão mais 38 ventiladores, sendo 17 para hospitais municipais e 21 para hospitais filantrópicos. Na cidade homônima, destinam-se à Santa Casa de São José do Rio Preto (2), os Pronto-Socorros Vila Toninho (2) e Santo Antonio (2), e as UPAs Tangará Estoril (2), Jaguaré (2) e Região Norte (2). Outros serviços regionais contemplados são as Santas Casas de Novo Horizonte (4), Aparecida D’Oeste (1), Estrela D’Oeste (1), Ibirá (1), José Bonifácio (1), Nova Granada (1), Palmeira D’Oeste (1), Riolândia (1), Tanabi (1), Indiaporã (1). Além disso, há equipamentos para o Pronto Atendimento Fortunata Pozobom, de Votuporanga (2); Hospital São José, de Itajobi (1), Hospital Nossa Senhora Divina Providência de Jaci (1), UPA de Mirassol (3), Hospital São Domingos de Nhandeara (1), Hospital João Veloso de Ouroeste (1); Hospital Assistencial de Potirendaba (1), Pronto Atendimento de Sales (1), Hospital Maria Vale Pereira de Tabapuã (1) e Hospital São Lourenço de Urupês (1).
Na Grande São Paulo, dez equipamentos serão instalados no Centro Especializado em Reabilitação Dr. Arnaldo Pezzuti Cavalcanti, e dois na Santa Casa de Pompeia.
“O estado já recebeu até aqui 3.345 respiradores, parte deles por meio de doação. Seguimos ampliando a liberação de respiradores para todo o estado, fortalecendo a rede assistencial”, afirmou o Secretário Executivo de Estado da Saúde, Eduardo Ribeiro Adriano.
A distribuição é técnica e feita para locais com maior demanda de internações por COVID-19 e estrutura para novos leitos, permitindo ampliação da capacidade de atendimento da rede pública de saúde.
Para enfrentamento à pandemia, o estado de São Paulo dobrou o número de leitos de terapia intensiva no SUS, ultrapassando 8 mil leitos do tipo. Com a chegada de mais respiradores, a rede segue em franca expansão.