29 de março de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Botucatu prepara retomada da vacinação com a Coronavac e Oxford AstraZeneca


Nesta terça-feira, 17, a Secretaria Municipal da Saúde vai receber novo lote da Coronavac para retomar a vacinação de idosos e demais públicos que precisam a primeira ou segunda dose do imunizante.

“Vamos receber amanhã (terça-feira) e divulgar a data e locais”, comentou o secretário municipal da Saúde, Andre Spadaro ao 14News.

A Coronavac foi administrada para vários públicos em Botucatu e como faltou insumo para a sua produção não houve mais envio das doses.

Nesta segunda-feira (17), o Governo do Estado confirmou a liberação de lote de 4 mil litros de insumos na China para a produção de cerca de 7 milhões de doses da vacina do Instituto Butantan no Brasil. A previsão é que o embarque da matéria-prima ocorra no próximo dia 25, com chegada no dia 26.

O Butantan recebeu nesta manhã da China a previsão do envio de nova remessa de insumos ao Brasil para produção da vacina do Butantan. A chegada do novo lote com 4 mil litros de insumos está prevista para o dia 26.

A carga é enviada pela biofarmacêutica Sinovac, com sede em Pequim. Na sexta-feira (14), o Governo de São Paulo entregou mais 1,1 milhão de doses da Coronavac ao Programa Nacional de Imunizações (PNI). Com isso, o Instituto Butantan chegou à marca de 47,2 milhões de doses disponibilizadas ao Ministério da Saúde ao Brasil desde o início deste ano.

O quantitativo entregue na sexta-feira já contempla o início do segundo contrato firmado com o Ministério da Saúde para mais 54 milhões de vacinas. A vacina do Butantan abasteceu, até o momento, 70% de todo o sistema vacinal do País.

O instituto aguardava autorização do governo chinês para a liberação de mais matéria-prima necessária para a produção da vacina. Questões referentes à relação diplomática Brasil x China podem interferir diretamente no cronograma de liberação de novos lotes de insumos. Não há entraves relativos à disponibilização de IFA ao Butantan por parte da biofarmacêutica Sinovac.

Além das novas doses da vacina contra a COVID-19, serão entregues em maio mais 30 milhões de doses da vacina contra a gripe ao Ministério da Saúde, para distribuição em todo o País.

Oxford AstraZeneca – Nesta terça-feira também será definido o esquema da continuidade da vacinação em massa de pessoas que não haviam conseguido comprovar residência ou estavam fora da cidade. No domingo (16) Botucatu vacinou 65 mil pessoas com idade entre 18 a 60 anos para um estudo com o imunizante Oxford/AstraZeneca/Fiocruz. “Vamos concluir a avaliação dos cadastros amanhã (terça-feira), definir o formato e divulgar”, disse o secretário Municipal da Saúde de Botucatu, André Spadaro ao 14News. Para se cadastrar as pessoas devem acessar o site da Prefeitura.

Números – Nesta segunda-feira, o HC de Botucatu divulgou que sua ocupação de leitos está em mais de 100%. Ocorreram mais 2 óbitos. No domingo a prefeitura também confirmou 2 mortes em decorrência da Covid. O alerta é para que as pessoas não relaxem as medidas de segurança, como uso de máscara, distanciamento social e higienização das mãos.

Para ter uma visão mais ampla há números divulgados pelo Governo do Estado de São Paulo nesta segunda-feira (17). A taxa de ocupação dos leitos de UTI no Estado é de 78,5% e na Grande São Paulo é de 76,6%. Esse número está estacionado há alguns dias, sem aumento ou melhora. Tem caído, por outro lado, o número de óbitos em várias regiões do País.

Golpe – As pessoas precisam ficar alertas para um golpe que está sendo aplicado por uma falsa pesquisa sobre a vacinação da Covid-19 usando o nome do Ministério da Saúde. Não deve-se clicar em links pois eles são enviados ara clonar o WhatsApp. (do 14News).

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes