29 de março de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Zoológico de Bauru reproduz espécie em risco de extinção

O Sauim de Coleira (Saguinos bicolor) é uma das espécies de primata mais ameaçada de extinção em nosso País. Endêmico da Amazônia, hoje em seu ambiente de ocorrência natural sobrevive apenas em alguns fragmentos de mata que resistem no entorno e próximo ao município de Manaus-AM e sua população vem declinando muito rapidamente. 

O Parque Zoológico Municipal se destaca no país na conservação da espécie. O Zoo faz parte do Plano de Ação Nacional (PAN) para a Conservação do Sauim-de-coleira, que tem como objetivo garantir pelo menos oito populações viáveis de Saguinus bicolor, reduzindo sua taxa de declínio populacional e assegurando áreas protegidas para as espécies em cinco anos.

O PAN é composto por um objetivo geral, com sete metas, sendo que a quarta meta é justamente a de implementar o manejo em cativeiro. O monitoramento das metas está sendo coordenado pelo Centro Nacional de Pesquisa, Conservação e Proteção de Primatas Brasileiros – CPB e supervisionado pela Coordenação Geral de Manejo para Conservação. 

“Somos o Zoológico com o maior número de indivíduos mantidos sob cuidados humanos. São 14, sendo que desses, 12 nasceram aqui no Zoo, de duas famílias diferentes, mostrando a importância dos da entidade no auxilio à conservação das espécies ameaçadas”, informa o diretor do Zoológico Municipal, Luiz Pires. 

Os filhotes se encontram com os pais, no recinto de exposição onde nasceram, e podem ser visitados pelos frequentadores do Zoo. 

 

Curta o Facebook do Agência14News e fique por dentro das notícias de Botucatu e região: www.facebook.com/agencia14news

(com Assessoria de Imprensa)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes