19 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Unidades de saúde disponibilizam Teste Rápido para DSTs neste sábado

Apesar da evolução nas formas de tratamento e prevenção, a Aids continua sendo uma preocupação para os brasileiros. Por isso, o Governo Federal considerou o último mês do ano como “Dezembro Vermelho”, para conscientizar a todos sobre o combate à Aids. “Neste mês valorizamos as conquistas realizadas no tratamento da doença, reforçamos a luta contra o preconceito e lembramos que é possível viver com o HIV, mas que a Aids ainda existe”, comentou o secretário de Saúde de Lençóis Paulista, Ricardo Conti Barbeiro.

Amanhã, sábado, dia 7, as Estratégias de Saúde da Família dos bairros Maria Cristina, Núcleo, Monte Azul, Caju e Unidade Básica do Ubirama ficarão abertas, farão os testes rápidos e passarão orientações das 8h às 13h.

Profissionais do Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA e os funcionários da Vigilância Epidemiológica fazem visitas noturnas a bares e similares para orientações e testagem, seguindo o PAM – Plano de Ações e Metas, para prevenção, tratamento e acompanhamento das IST's, HIV/AIDS e hepatites virais.

A camisinha é o método mais eficaz para se prevenir contra doenças sexualmente transmissíveis, como a Aids, alguns tipos de hepatite e a sífilis, por exemplo. Os preservativos tanto masculino quanto feminino estão disponíveis na rede pública de saúde.

Exames gratuitos

No Brasil, o Ministério da Saúde oferece gratuitamente exames para detectar a resposta do organismo ao vírus do HIV. Em Lençóis Paulista os testes rápidos podem ser realizados no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e nas Unidades de Saúde.

Confira os locais, dias e horários do teste rápido:

– CTA (no Ambulatório de Especialidades) – todos os dias, das 14h às 16h;

– Rais Mulher – as quartas-feiras, das 9h às 11h (apenas mulheres);

– ESF Alfredo Guedes – as quintas-feiras, das 13h às 15h;

– ESF Caju – as terças-feiras, das 14h às 16h30;

– UBS Cecap – as quintas-feiras, das 9h às 15h;

– ESF Cruzeiro – as quartas-feiras, das 14h30 às 15h30;

– ESF Júlio Ferrari – as terças-feiras, das 14h às 15h;

– ESF Maria Cristina – as segundas-feiras, das 14h30 às 16h;

– ESF Monte Azul – as sextas-feiras, das 10h às 11h;

– ESF Nações – as quintas-feiras, das 14h às 15h;

– ESF Núcleo – as quintas-feiras, das 9h30 às 10h30;

– UBS Ubirama – as quartas-feiras, das 14h30 às 15h30.

Ações de prevenção no ano todo:

– Todas as unidades de saúde realizam testagem rápida para HIV, Sífilis e Hepatites B e C, que estão à disposição para a população em geral. Os agentes de saúde realizam palestras em sala de espera e o acolhimento aos pacientes que desejam fazer os testes são realizados pela equipe de enfermagem. Esses testes são realizados duas vezes durante o pré-natal e também são solicitados para o parceiro da gestante no pré-natal do homem, visando diminuição de transmissão vertical do HIV e Sífilis congênita;

– São realizadas Campanhas do Carnaval, com distribuição de preservativos e folhetos informativos em todos os bailes noturnos;

– Campanha do Dia dos Namorados, com distribuição de kits com preservativos, panfletos informativos e brindes nos motéis do município;

– Campanha do Julho Amarelo, com intensificação da testagem rápida para as Hepatites;

– Campanha Fique Sabendo (Dezembro Vermelho) mês da Luta contra a Aids, mês em que se intensifica a testagem rápida de HIV e Sífilis, principalmente para as populações mais vulneráveis.

– Durante o ano são realizadas palestras de conscientização e prevenção sobre as IST's em escolas e empresas;

(com assessoria)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes