O décimo terceiro salário de 2018 dos servidores, técnicos administrativos e professores autárquicos da Universidade Estadual Paulista (Unesp) poderá ser pago em duas parcelas em fevereiro e maio de 2019, segundo proposta apresentada em reunião do Conselho Universitário (CO), nesta terça-feira (22).
Mas para isso se concretizar ainda depende de uma análise da equipe técnica da Reitoria e pela comissão de orçamento do Cade (Conselho de Administração e Desenvolvimento).
Veja a nota oficial sobre a decisão: “O Conselho Universitário, em sessão extraordinária, aprovou nesta terça-feira (22) uma indicação de parcelamento do pagamento do 13º salário de 2018 aos servidores autárquicos.
Foi proposto que a quitação do débito ocorra em duas vezes, com a primeira parcela sendo paga até o final de fevereiro –50% do valor total– e a segunda em maio.
A proposta vencedora, que obteve 48 dos 75 votos dos conselheiros, agora vai ser avaliada pela equipe técnica da Reitoria e pela comissão de orçamento do Cade (Conselho de Administração e Desenvolvimento) para verificar se é exequível ou não.
Segundo o reitor da Unesp, Sandro Valentini, serão avaliadas as implicações orçamentárias e financeiras da proposta aprovada e é provável que no próximo Conselho Universitário, agendado para 14 de fevereiro, seja apresentada uma readequação orçamentária para 2019, com cortes no orçamento para quitar o pagamento do 13º salário de 2018 dos servidores autárquicos.
A proposta de parcelamento formulada pela comissão de orçamento da Unesp, que apresentava um parcelamento maior e não previa novos cortes de despesas, acabou sendo preterida durante a ampla discussão que ocorreu no Conselho Universitário, que durou quase oito horas. São Paulo, 22 de janeiro de 2019″. Fim da nota.
[Publicidade: Chácara em Bairro Monitorado à Venda em Botucatu].
Ao todo são 12.500 servidores técnicos administrativos e professores autárquicos da Universidade Estadual Paulista (Unesp) sem o pagamento, sendo 2.500 da ativa e aposentados em Botucatu das faculdades de Medicina, Veterinária/ Zootecnia, Ciências Agronômicas e Instituto de Biociências.
Já os trabalhadores regidos pela CLT – Consolidação das Leis Trabalhistas estão com o 13º em dia.
A categoria que ainda não recebeu o valor está em greve. Serviços nas faculdades e hospital podem ser atingidos. Protestos foram feitos na cidade e durante a reunião do conselho em São Paulo.
O Conselho Universitário conta na sua composição com reitor e vice da Unesp, pró-reitores de graduação, pós, extensão, pesquisa e planejamento, além de Diretores das Unidades Universitárias e Coordenadores Executivos dos Câmpus Experimentais, representantes dos docentes, Representantes das Unidades Complementares, Representante das Associações Patronais/ Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo – FAESP, Representantes da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP e Representantes do Corpo Técnico e Administrativo. Veja a lista completa do CO aqui.
(do Agência14News)