28 de março de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Suicídio é tratado nos postos como forma de prevenção

O tema suicídio continua sendo um tabu para a sociedade. Com a visibilidade das consequências do desafio da Baleia Azul, esse assunto passou a ser preocupante para todos os brasileiros e também para os são-manuelenses. A Diretoria de Saúde do município, por meio da profissional de Informação, Educação e Comunicação em saúde (IEC), Caren Piovezan, está realizando ações para que o assunto seja bem esclarecido a toda a população. “Esse tema ressurgiu por meio do desafio da Baleia Azul, mas ele é presente na sociedade e preocupa principalmente por causa do aumento de suicídio entre os jovens”, relata Caren.

Como forma de conscientização, o Psicólogo Daniel Bueno, da Saúde Mental do Município, foi entrevistado pela Rádio Nova, juntamente com os advogados da OAB, Doutor Marco Aurélio Micheletto e Doutor Daniel Campanucci, sobre o desafio, respondendo questões e dúvidas sobre o assunto.

Além disso, para dar continuidade ao trabalho de prevenção ao suicídio e integrar a rede de saúde, o psicólogo Daniel também está realizando palestras nas unidades de saúde.

Na terça-feira (02), todos os funcionários do Posto de Saúde da Aparecida e da Santa Mônica discutiram o tema com o profissional por uma hora. Na quarta-feira (03), foi a vez das unidades da Vila São Geraldo e Vila Rica. “É importante ter uma comunhão com os profissionais da saúde sobre esse assunto, até porque esses profissionais podem ajudar no diagnóstico da depressão”, comenta Daniel Bueno.

ALERTA A PAIS E MÃES

O que é Baleia Azul?

É considerado um “jogo” que ficou conhecido como uma sequência de 50 desafios que envolvem isolamento social, automutilação e incentivo ao suicídio. As vítimas são, principalmente, adolescentes e recebem os desafios por meio das redes sociais!

SINAIS DE ALERTA

*Inscrições nas palmas das mãos
*Partes do corpo com sinais de automutilação
*Interesse repentino por filmes de terror
*Exposição a locais perigosos, como prédios altos
*Permanecer mudo e reservado por longos períodos

Origem e efeitos

A Safernet (associação que combate violação de direitos humanos na internet) revela que o jogo surgiu de uma notícia falsa na Rússia, em 2015, que se espalhou a partir de então. No Brasil, no mês de abril, relatos de suicídios e de tentativas levaram à abertura de investigações em diversos estados, preocupando pais e professores.

Dicas para os pais

*Diálogo aberto em família
*Monitorar o uso da internet e das redes sociais
*Propor atividades em família
*Valorizar os projetos dos filhos

Ajuda e denúncia

Qualquer pessoa que estiver se sentindo triste e com pensamentos suicidas pode ligar no 141 para conversar e receber ajuda. Esse telefone é do Centro de Valorização da Vida (www.cvv.org.br), que é uma sociedade civil sem fins lucrativos, que atua na prevenção de suicídios. Para denunciar casos concretos, ligue 181 – Disque Denúncia.

Em Botucatu, existe a Rede de Proteção a Vida, que oferece atendimentos para quem precisa de ajuda e também conta com diversas atividades:

– Roda de Escuta toda quarta-feira das 18h30 às 20h30 

– Dança Circular todo domingo das 9 às 11 horas no Parque Municipal

– Atendimento individual

– palestra prevenção do suicídio para diretores, professores e pais de alunos

– encontro de Valorização da Vida para alunos adolescentes 

– Cursos para profissionais dá área dá saúde 

Em breve serão lançados dois aplicativos.

Curta o Facebook do Agência14News e fique por dentro das notícias de Botucatu e região: www.facebook.com/agencia14news

 

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes