18 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Serviços estaduais de Saúde de Bauru têm programação especial no Outubro Rosa

Para conscientizar e incentivar a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, unidades da Secretaria de Estado da Saúde montaram uma programação especial para o “Outubro Rosa” em todo o Estado.

Em Bauru, o Hospital Estadual de Bauru, referência no atendimento na região, realiza no dia 26 de outubro, das 8h às 15h, a 10ª edição do Mutirão Outubro Rosa de Exame Clínico da Mama, promovido em parceria com o Grupo Amigas do Peito. Nele, até mil mulheres, de todas as faixas etárias, poderão passar por atendimento clínico. 

O agendamento será aberto entre os dias 21 e 23 para mulheres abaixo de 50 anos, e entre os dias 24 e 25 para aquelas a partir dos 50 anos. O agendamento deve ser feito exclusivamente pelo telefone 0800-7790000.Participantes que apresentarem alterações no exame clínico serão encaminhadas para procedimentos complementares de diagnóstico e tratamento no próprio HEB.

As equipes do Hospital de Base e da Maternidade Santa Isabel participarão juntamente com a equipe do Estadual no Mutirão. O Base também entregará folders com orientação e conscientização quanto ao câncer de mama para os colaboradores e visitantes, além de palestras referentes a prevenção.

Em dez anos, o Mutirão Outubro Rosa de Exame Clínico da Mama atendeu 5.690 mulheres. Desse total, 29 foram diagnosticadas com câncer de mama e encaminhadas para tratamento. Somente no ano passado, a ação agendou 1.003 mulheres e recebeu 850 para atendimento no dia do mutirão.

Já o Centro de Atenção Integral à Saúde(CAIS), localizado na cidade de Lins, também realizará diversas atividades com orientações sobre prevenção do câncer de mama nas dependências da unidade, palestras e ação de conscientização para funcionárias do serviço e familiares.

“As ações em celebração ao ‘Outubro Rosa’, têm como objetivo, principalmente, chamar a atenção sobre a importância da prevenção e detecção precoce do câncer de mama”, afirma o Secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann.

A Secretaria também conta com parceria com a Artesp  (Agência de Transporte do Estado de São Paulo), que está projetando nos letreiros de rodovias mensagens de incentivo à prevenção, alcançando motoristas, familiares e demais viajantes que circulam pelo Estado de São Paulo.

“Mulheres de Peito”

O Governo do Estado incentiva a realização da mamografia para rastreamento e detecção precoce do câncer de mama com o programa “Mulheres de Peito”, composto por serviços fixos e quatro carretas itinerantes que circulam por todo o território paulista, facilitando o acesso aos serviços.

O serviço oferece exames de mamografia gratuitamente, sem necessidade de pedido médico para mulheres com idade entre 50 e 69 anos. As imagens captadas pelos mamógrafos são encaminhadas para o Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem (Sedi), serviço da Secretaria que emite laudos à distância, na capital paulista. O resultado sai de 48 horas a 15 dias após a realização do exame, dependendo da complexidade de cada caso. Desde 2014, já foram realizadas 212 mil exames de mamografia em diversas regiões do Estado.

Além disso, o Estado disponibiliza um callcenter para agendamento telefônico do exame (0800-779-0000). O serviço está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Nesse caso, o exame é feito num dos mais de 200 serviços de mamografia fixos do SUS paulista, como AMEs, hospitais e clínicas.

(com assessoria)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes