23 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Secretaria Municipal de Saúde acompanha morador de Pederneiras com suspeita de Coronavírus

Um morador de Pederneiras, de 40 anos, é um dos 132 suspeitos de terem contraído o Covid-19, o novo coronavírus, no Brasil em lista divulgada pelo Ministério da Saúde na tarde de ontem, 27.

O morador retornou no início da semana da Europa, onde participou de uma feira varejista na cidade de Milão, na Itália. Assim que retornou ao Brasil, ele apresentou sintomas de gripe comum.

Ao procurar um serviço particular de saúde na cidade de Bauru e comunicar que esteve recentemente na Itália, foi aberto o protocolo para identificar se o paciente está ou não com o Covid-19.

O exame laboratorial para comprovação ou não da doença deve sair nos próximos 15 dias por meio do instituto Adolfo Lutz.

“Os sintomas do coronavírus são semelhantes aos da gripe. No caso desse paciente, o que pesou foi o fato de ele ter estado recentemente na Itália, que hoje tem inúmeros casos da doença, inclusive óbitos. Segundo o protocolo de saúde recomendado pela Organização Mundial da Saúde – OMS, pacientes que apresentam sintomas de gripe e que tenham viajado para locais onde há casos de coronavírus devem passar pelo protocolo até o resultado do exame”, explica o secretário municipal de Saúde de Pederneiras, Pedro Luis Pereira.

A Secretaria Municipal de Saúde já tomou as medidas necessárias para orientar e acompanhar o morador durante o tratamento, enquanto aguarda o resultado do exame. O morador está bem e fazendo isolamento domiciliar. “O paciente está tranquilo com a situação, se tratando da gripe e, por precaução, está sozinho em casa. Ele não sai e não recebe visitas até sair o resultado do exame”, destaca o secretário.

O Covid-19, o novo coronavírus, apresentou os primeiros casos em dezembro de 2019 em Wuhan, cidade da China, conhecida como epicentro da doença. Até agora, a OMS tem registrado casos do novo vírus em diversos países da Ásia, da Europa e das Américas.

No Brasil, apenas um caso deu positivo para o Covid-19 e outros 132 são suspeitos, sendo 60 descartados com resultados negativos. Um dos casos ainda em suspeição é do morador de Pederneiras.

Sintomas

A doença Covid-19, causada pelo novo coronavírus, apresenta sintomas variados. Os mais comuns são tosse seca, febre e cansaço, segundo a OMS. Alguns pacientes também podem sentir dores no corpo, congestionamento nasal, inflamação na garganta ou diarreia. Ainda de acordo com a OMS, esses sintomas são normalmente leves.

Já os sintomas em casos mais graves são síndrome respiratória aguda e insuficiência renal. Pacientes que já tenham outras doenças, principalmente cardiovasculares, têm mais probabilidade de ter a versão mais crítica da Covid-19.

“O que nos alerta para o coronavírus, em vez de uma gripe comum, é principalmente o fato de a pessoa ter visitado locais onde há casos da doença. Portanto, não há motivos para pânico, mas temos que redobrar os cuidados com a higiene pessoal, principalmente em ambientes fechados e públicos, onde há circulação de muita gente”, alerta o secretário de Saúde.

Quais são os cuidados

Cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar, lavar as mãos e evitar contatos com pessoas doentes são algumas das orientações do Ministério da Saúde para se prevenir contra o Covid-19.

Cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar;

Utilizar lenço descartável para higiene nasal;

Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;

Não compartilhar objetos de uso pessoal;

Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado;

Lavar as mãos por pelo menos 20 segundos com água e sabão ou usar antisséptico de mãos à base de álcool;

Deslocamentos não devem ser realizados enquanto a pessoa estiver doente;

Quem for viajar aos locais com circulação do vírus deve evitar contato com pessoas doentes.

Serviço

Para dúvidas ou orientação, a população pode procurar a Unidade de Saúde do bairro onde mora ou ainda ligar para a Secretaria Municipal de Saúde no telefone (14) 3283-2890.

(com assessoria)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes