A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de Avaré está desenvolvendo uma campanha com o objetivo de orientar a população sobre os serviços disponíveis para pessoas em situação de vulnerabilidade social e moradores de rua.
“A comunidade precisa ser informada e sensibilizada a respeito do trabalho que é realizado pela equipe de abordagem social, podendo se tornar uma importante parceira”, diz a pasta.
Uma das iniciativas é a Casa de Passagem para trecheiros, que diagnostica e oferece alimentação e higiene, entre outras opções.
Já o Serviço de Abordagem identifica pessoas em situação de rua, direcionando-as para tratamento de alcoolismo, drogadição e saúde. Após aceitação, o usuário pode ainda ser encaminhado para comunidades terapêuticas.
A abordagem acontece junto ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), no qual a assistente social realiza todos os trâmites em relação à documentação e contato com a família.
Para os técnicos da área, a comunidade precisa entender que a mendicância é pontual e imediatista, contribuindo apenas para perpetuar a situação de rua.
“Ao conhecer o serviço e compreender as condições e necessidades das pessoas em situações de risco nos espaços públicos, é possível desmistificar e superar concepções baseadas em limpeza e higienização, ou seja, ações focadas somente na retirada dessas pessoas dos espaços públicos”, conclui a pasta.
A Casa de Passagem atende 24 horas. O telefone é o (14) 3731-1595. O CREAS funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Informações podem ser obtidas pelo (14) 3732-6012.
(com assessoria)