As 12 tendas montadas pela Prefeitura de São Manuel com 250 cadeiras, na Rua XV de Novembro, que interditou a quadra da agência da Caixa Econômica Federal, para abrigar as pessoas que receberam a primeira parcela do auxílio emergencial de R$ 600,00, chamado de “coronavoucher”, serão desmontadas a partir de hoje.

A Prefeitura aguarda o novo calendário a ser anunciado pelo Ministério da Cidadania, com o cronograma do pagamento da segunda parcela, para voltar a interditar a quadra da Caixa Federal e montar as tendas novamente, com a mesma estrutura, inclusive de pessoal, para atendimento à população.

O auxilio está previsto para ser pago em três parcelas, não obrigatoriamente em abril, maio e junho a todos. Segundo o governo, mesmo quem não recebeu a primeira parcela e se enquadra nos pré-requisitos do auxílio, poderá receber as três parcelas em meses subsequentes.

O auxilio emergencial é voltado a pessoas de baixa renda que foram afetadas pela pandemia e tiveram renda afetada.

Diante das enormes filas formadas na Rua XV e ruas adjacentes nos últimos dias, o prefeito municipal viu que a Caixa Econômica Federal não teria condições de proporcionar atendimento rápido as pessoas e acabar com as mesmas e ainda que a consequente e perigosa aglomeração de pessoas no local, estava colocando em risco a contaminação das mesmas, pelo coronavirus, tomou a iniciativa de montar as tendas e organizar a espera das pessoas pelo atendimento.

A colocação de tendas para abrigar as pessoas sentadas, com espaçamento seguro entre elas, foi acompanhada por uma equipe da Diretoria de Saúde, com pessoal preparado para auferir pressão e glicemia, higienização com álcool e gel e distribuição de água. Esta foi a solução empregada pela Prefeitura Municipal, deixando o atendimento presencial interno da agência sob a responsabilidade exclusiva do próprio banco.

As pessoas atendidas, elogiaram a atuação da Administração Municipal, que espera somente o novo cronograma de pagamento, para voltar a montar as tendas com toda a estrutura no local.

A equipe do Controle de Endemias, toda a noite realizou a higienização do local, com hipoclorito. As Diretorias de Finanças, Segurança, Promoção Social, Gestão e Serviços, Cultura, Saúde, Comunicação e Turismo estiveram diariamente coordenando a organização dos trabalhos de apoio à população na parte externa da instituição, com o objetivo de melhor acomodá-la e ter um atendimento mais confortável e digno.