28 de março de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

São Manuel lança campanha de Descarte Consciente de Lixo

São Manuel tem registrado diversos acidentes de trabalho envolvendo os coletores de lixo, provocados por descarte irregular do lixo, principalmente de cacos de vidro, seringas descartáveis e espetinhos de churrasco.

Quando estão no saquinho, os coletores não conseguem saber o que contém, portanto fazem a coleta e se machucam. O servidor Rafael Henrique Guerreiro trabalha há mais de 3 anos na coleta e ao longo deste período, mesmo usando uniforme e luvas de segurança, se acidentou por quatro vezes, sendo três vezes por corte de caco de vidro e uma vez por seringa.

Um destes acidentes, inclusive, chegou a lhe render sete pontos na perna e alguns meses afastado do serviço. “A população devia tratar o coletor com mais respeito, com a consciência de que há vidas por trás da sua irresponsabilidade”, desabafa. 

Por isso, a Prefietura de São Manuel pede à população em geral que faça o descarte de lixo perfuro cortante de forma correta e segura para os coletores. O acidente pode ser muito grave dependendo do local que fere.

Pensando na segurança e na saúde dos nossos servidores municipais, que realizam a coleta de lixo, a Prefeitura de São Manuel, por meio do Setor de Segurança do Trabalho está promovendo uma campanha de Descarte Consciente de Lixo.

O objetivo da ação é instruir a população sobre a forma correta de descartar o lixo doméstico, visando garantir mais segurança aos coletores municipais, que estão em contato diariamente com objetos perfuro cortantes, que são materiais que podem cortar ou furar os servidores, como cacos de vidro, espetinhos de madeira, latas de metal abertas, lâminas de barbear, agulhas, pregos, entre outros.

Mesmo com o uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI), alguns tipos de materiais podem atingir os coletores, causando ferimentos que muitas vezes são graves e infecções por conta de materiais enferrujados ou contaminados.

“Os funcionários recebem os equipamentos de proteção necessários para efetuar o trabalho de forma segura, mas mesmo com os EPIs eles ainda estão sujeitos a danos provocados pelo descarte incorreto”, comenta a técnica de Segurança do Trabalho, Maria Mistretta.

Maria explica que para vidros quebrados possam ser descartados, eles devem estar embalados em papel resistente, como folhas de jornal, ou dentro de caixas de papelão, caixas de sapato, caixas de leite, amarrados por barbante ou fita adesiva e, se possível, com uma breve indicação do conteúdo da caixa.
As seringas descartáveis deverão ser tampadas e colocadas dentro de garrafas PET fechadas e levadas aos postos de saúde mais próximos de sua residência para o correto descarte.

As latas de metais devem ter suas tampas pressionadas para dentro, já as lâminas de barbear, ou giletes devem ser colocadas em recipientes com tampas resistentes a perfuração.

Os palitos de madeira ou espetinhos devem ser quebrados, enrolados em jornais e acondicionados em caixas de papelão. Já os pregos, podem ser descartados dentro de garrafas PET com tampa, ou em caixas lacradas com fita adesiva.

As lâmpadas fluorescentes devem ser devolvidas no local de venda ou fabricação, já que este tipo de lâmpadas é composto por componentes químicos muito perigosos à saúde. Dentre eles, o mais perigoso é o mercúrio, que, ao ser inalado, pode causar intoxicação, tosse, dores no peito e outros problemas mais graves. 

“Devemos cuidar da segurança e da integridade física dos nossos coletores de lixo, afinal, são eles que colaboram para que possamos manter a nossa cidade limpa e não devemos nos esquecer que todos tem uma família esperando que voltem inteiros para casa, sem nenhum machucado. Se cada munícipe separar o seu lixo de forma consciente e responsável, poderemos cuidar de nossos coletores que também acabam cuidando de nós”, finaliza Maria Mistretta.

(com assessoria)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes